Page 201 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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13.1.3.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
                    ao estudante com síndrome de Down
                    •   Enumeram-se, a seguir, algumas orientações para a prática pedagógica.
                    •   Respeitar o ritmo do estudante sem maiores imposições.
                    •   Não tratar o estudante de forma infantilizada.
                    •   Estimular a prática de esportes, como a natação, para auxiliá-lo em sua
                       condição motora.
                    •   Em atividades que estimulem a fala, pedir que o educando conte histó-
                       rias ou aborde aspectos interessantes de sua vida familiar.
                    •   Utilizar fotos de familiares para estimular a fala e a memória visual.
                    •   Após os demais estudantes responderem a uma questão, repetir a res-
                       posta em voz alta, de outra forma ou com as mesmas palavras, no intui-
                       to de garantir a compreensão por parte do educando.
                    •   Sempre que possível, utilizar atividades e materiais multissensoriais
                       para contribuir com sua prática.
                    •   Ensinar gramática com material impresso, cartões de figuras, jogos e
                       imagens. O estudante com síndrome de Down tem maior facilidade
                       de aprender um vocabulário novo do que as regras gramaticais. Ainda,
                       atividades direcionadas para a compreensão do conhecimento podem
                       auxiliar no processo de avaliação.
                    •   Oferecer atividades para o fortalecimento do pulso e dos dedos, como
                       desenhar, separar, cortar, apertar e construir, o que pode auxiliar no
                       processo de escrita.
                    •   Propor exercícios extras, com orientação e encorajamento que contri-
                       buam para a prática, certamente pode auxiliar no desenvolvimento das
                       habilidades.

                    •   Dar mais tempo para o processamento da linguagem e da resposta,
                       escutar o educando com atenção para melhor entendimento.
                    •   Encorajar as crianças a falar além das palavras monossilábicas. Permitir
                       que eles leiam a informação a ser dada.







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