Page 200 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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das habilidades motoras (grossa/fina); dificuldade de audição e visão; difi-
          culdade no discurso e na linguagem; deficit de memória auditiva recente;
          capacidade de concentração mais curta; dificuldade com consolidação e re-
          tenção de conteúdo; dificuldade em seguir sequências, com generalizações,
          pensamento abstrato e raciocínio. A intensidade de cada um desses fatores
          varia consideravelmente de pessoa para pessoa.
          A síndrome deve ser encarada não como uma doença, mas como uma con-
          dição da pessoa, associada a algumas questões às quais devemos ficar aten-
          tos. Toda criança com síndrome de Down, em algum momento, apresen-
          tará algum grau de dificuldade na aprendizagem, de leve a severo. Em geral,
          desenvolvem-se mais devagar do que as crianças da mesma faixa etária,
          muitas vezes sendo necessário mais tempo para seu desenvolvimento.

          Na maioria dos casos, ocorrem dificuldades de fala e de linguagem que
          podem necessitar ou não de atendimento específico, tal como um fono-
          audiólogo. Esse atraso na linguagem é ocasionado por uma combinação
          de fatores, desde físicos e cognitivos a dificuldades de percepção. Nesse
          contexto, cabe salientar que crianças/adolescentes com síndrome de Down
          apresentam habilidades receptivas mais desenvolvidas que as habilidades de
          expressão, ou seja, entendem mais do que conseguem expressar.

          Significativas dificuldades de crianças com síndrome de Down estão mais re-
          lacionadas ao seu nível de desenvolvimento do que a uma característica espe-
          cífica da síndrome. Os profissionais escolares precisam estar atentos ao com-
          portamento da criança de modo que esta também obedeça às regras da escola.
          É preciso saber distinguir comportamento imaturo de mau comportamento.
          Cabe acrescentar que a estimulação precoce, o enriquecimento do ambien-
          te e o apoio e incentivo das pessoas são fundamentais para o desenvolvimen-
          to da criança com síndrome de Down. Os estudantes com a síndrome têm
          total condição de aprender.

          Diante de todas as observações mencionadas, cabe ao professor compreen-
          der a importância de rever algumas de suas práticas, visando a favorecer o
          processo de desenvolvimento social e cognitivo destas crianças. Não obs-
          tante, essas crianças devem ser tratadas com naturalidade, respeito e atenção
          e estão sujeitas a regras como qualquer outra criança.








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