Page 197 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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de padronização conhecido como método Irlen. Normalmente, a síndrome
não é identificada em exames oftalmológicos de rotina, tampouco em testes
relacionados à verificação de dificuldades de aprendizagem.
Além das intervenções pedagógicas, psicológicas e médicas, o método Irlen
possui instrumentos para identificar e ajudar os portadores da síndrome,
pois consiste na avaliação do problema e na indicação de sobreposições
coloridas sobre os textos ou filtros que auxiliam na melhora da fluência da
leitura e da atenção, o que ameniza os problemas comportamentais, emo-
cionais e de dificuldades escolares.
Uma das técnicas aplicadas no método Irlen é realizada a partir da interposi-
ção de lâminas coloridas, para que, posteriormente, seja possível identificar
qual transparência melhor se adapta ao portador da síndrome. O uso da
lâmina sobre telas de computador e sobre o papel auxilia no conforto visual e
na compreensão do que se lê. Pessoas diagnosticadas com a síndrome podem
utilizar óculos com lentes coloridas, conforme prescrições oftalmológicas.
Figura 11. Material utilizado no método Irlen.
Fonte: Tutores – Educação Multidsciplinar. Disponível em: http://www.tutores.com.br.
Em muitos casos, crianças diagnosticadas com síndrome de Irlen se sentem
frustradas por não conseguirem acompanhar seus colegas, em função da
lentidão e do esforço demasiado para realizar as atividades. Percebe-se ainda
que, em alguns casos, a síndrome pode afetar o desenvolvimento de habili-
dades como prática de esporte com bola, coordenação motora fina e grossa,
habilidades musicais e coordenação espaçotemporal. Já nas práticas em sala
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