Page 197 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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de padronização conhecido como método Irlen. Normalmente, a síndrome
                    não é identificada em exames oftalmológicos de rotina, tampouco em testes
                    relacionados à verificação de dificuldades de aprendizagem.
                    Além das intervenções pedagógicas, psicológicas e médicas, o método Irlen
                    possui instrumentos para identificar e ajudar os portadores da síndrome,
                    pois consiste na avaliação do problema e na indicação de sobreposições
                    coloridas sobre os textos ou filtros que auxiliam na melhora da fluência da
                    leitura e da atenção, o que ameniza os problemas comportamentais, emo-
                    cionais e de dificuldades escolares.
                    Uma das técnicas aplicadas no método Irlen é realizada a partir da interposi-
                    ção de lâminas coloridas, para que, posteriormente, seja possível identificar
                    qual transparência melhor se adapta ao portador da síndrome. O uso da
                    lâmina sobre telas de computador e sobre o papel auxilia no conforto visual e
                    na compreensão do que se lê. Pessoas diagnosticadas com a síndrome podem
                    utilizar óculos com lentes coloridas, conforme prescrições oftalmológicas.

                    Figura 11. Material utilizado no método Irlen.




















                             Fonte: Tutores – Educação Multidsciplinar. Disponível em: http://www.tutores.com.br.
                    Em muitos casos, crianças diagnosticadas com síndrome de Irlen se sentem
                    frustradas por não conseguirem acompanhar seus colegas, em função da
                    lentidão e do esforço demasiado para realizar as atividades. Percebe-se ainda
                    que, em alguns casos, a síndrome pode afetar o desenvolvimento de habili-
                    dades como prática de esporte com bola, coordenação motora fina e grossa,
                    habilidades musicais e coordenação espaçotemporal. Já nas práticas em sala




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