Page 208 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Quando há qualquer desordem em um dos estágios supracitados, acontece
o que denominamos de transtorno de memória, que se relaciona às vias afe-
rentes aos sentidos, pois quaisquer desordens ocasionarão dificuldade na
aquisição da memória correspondente (visual, auditiva, olfativa, gustativa,
tátil etc). Indivíduos com tal especificidade apresentam dificuldades em es-
tabelecer juízo de valores, inabilidade de avaliar consequências, problemas
com atenção e motivação. Problemas com a memória podem ocasionar,
ainda, dificuldades de aprendizagem de números, dos dias da semana, de re-
cordação de fatos, aquisição de novas habilidades e recordação de conceitos.
13.2.1.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
ao estudante com transtorno de memória
A seguir, seguem algumas orientações para as práticas pedagógicas.
• Utilizar abordagens multissensoriais, proporcionando ao estudante
uma gama de sentimentos e sensações que o auxiliará quando necessi-
tar retomar a memória.
• Permitir o uso de gravadores durante as aulas.
• Dar orientações e comandos diretos, claros e sucintos, um por vez.
• Solicitar leitura oral, pois auxiliará nos processos mnemônicos.
• Contextualizar as aulas de forma que o conteúdo tenha significado
prático na vida do estudante, o que o motivará a prosseguir com os
estudos.
• Proporcionar debates de casos concretos.
• Sugerir que o estudante esboce, por meio de vias alternativas, as infor-
mações trabalhadas durante a aula, além de propiciar uma atividade
prazerosa visando a auxiliar nos processos mnemônicos.
• Posicionar o educando com transtorno nas primeiras cadeiras, de
modo que diminua os estímulos e evite sua dispersão.
• Fazer do espaço de sala de aula um convite ao lúdico, trabalhar com
jogos e atividades concretas, para auxiliar quando o estudante tiver de
invocar o conhecimento construído durante a experiência.
• Aplicar atividades de fixação de conteúdo.
• Utilizar recursos alternativos para fixação de acordos, prazos etc.
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