Page 215 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Acrescenta-se que o transtorno de conduta interfere no processo de apren-
                    dizagem, de modo que o rendimento escolar, principalmente nas habilida-
                    des de leitura e verbalização, em geral, pode se apresentar abaixo do nível
                    esperado para a idade da criança. Além disso, podem ocorrer casos de faltas
                    frequentes, suspensão ou expulsão da escola devido ao comportamento.
                    Compreendendo que o transtorno corresponde a um fator comportamen-
                    tal, o ambiente escolar pode inibir ou acentuar esse comportamento antis-
                    social da criança ou do adolescente.
                    13.2.4.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
                    ao estudante com transtorno de conduta
                    Encontram-se enumeradas abaixo orientações para a prática pedagógica.
                    •   Estabelecer regras. Fazer um contrato de convivência por escrito com
                       a criança. Recorrer a ele sempre que necessário, para que compreenda
                       os limites.

                    •   Fazer contato, sempre que necessário, com os demais profissionais que
                       acompanham a criança para melhor acompanhamento e avaliação.
                    •   Promover, sempre que possível, reuniões com os pais do educando,
                       para traçar estratégias e estabelecer regras em conjunto para melhor
                       avaliação de seu comportamento.

                    •   Evitar responder às provocações do estudante. Adotar estratégias que
                       possam neutralizá-las.
                    •   Utilizar recursos de autoavaliação para toda a turma.
                    •   Demonstrar firmeza e consistência nas ações e intervenções que forem
                       necessárias para controlar o comportamento agressivo da criança.
                    •   Envolver o estudante em atividades cooperativas.
                    13.2.4.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre es-
                    tudantes com transtorno de conduta
                    •   Filme: Precisamos falar sobre Kevin (We Need to Talk About Kevin).
                       Direção: Lynne Ramsay Roteiro: Lynne Ramsay, Rory Kinnear. Dura-
                       ção: 112 min. EUA, Reino Unido: 2011.
                    •   Filme: O anjo malvado (The Good Son). Direção: Joseph Ruben. Du-
                       ração: 87 min. 1993.




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