Page 215 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Acrescenta-se que o transtorno de conduta interfere no processo de apren-
dizagem, de modo que o rendimento escolar, principalmente nas habilida-
des de leitura e verbalização, em geral, pode se apresentar abaixo do nível
esperado para a idade da criança. Além disso, podem ocorrer casos de faltas
frequentes, suspensão ou expulsão da escola devido ao comportamento.
Compreendendo que o transtorno corresponde a um fator comportamen-
tal, o ambiente escolar pode inibir ou acentuar esse comportamento antis-
social da criança ou do adolescente.
13.2.4.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
ao estudante com transtorno de conduta
Encontram-se enumeradas abaixo orientações para a prática pedagógica.
• Estabelecer regras. Fazer um contrato de convivência por escrito com
a criança. Recorrer a ele sempre que necessário, para que compreenda
os limites.
• Fazer contato, sempre que necessário, com os demais profissionais que
acompanham a criança para melhor acompanhamento e avaliação.
• Promover, sempre que possível, reuniões com os pais do educando,
para traçar estratégias e estabelecer regras em conjunto para melhor
avaliação de seu comportamento.
• Evitar responder às provocações do estudante. Adotar estratégias que
possam neutralizá-las.
• Utilizar recursos de autoavaliação para toda a turma.
• Demonstrar firmeza e consistência nas ações e intervenções que forem
necessárias para controlar o comportamento agressivo da criança.
• Envolver o estudante em atividades cooperativas.
13.2.4.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre es-
tudantes com transtorno de conduta
• Filme: Precisamos falar sobre Kevin (We Need to Talk About Kevin).
Direção: Lynne Ramsay Roteiro: Lynne Ramsay, Rory Kinnear. Dura-
ção: 112 min. EUA, Reino Unido: 2011.
• Filme: O anjo malvado (The Good Son). Direção: Joseph Ruben. Du-
ração: 87 min. 1993.
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