Page 189 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Em função dos problemas de comportamento causados pelos sintomas,
                    muitas crianças e/ou adolescentes com TOD tendem a ter prejuízos no
                    desenvolvimento social e de aprendizagem. Cabe mencionar que o trans-
                    torno não ocasiona problemas relacionados à inteligência: a criança com
                    TOD está totalmente apta à aprendizagem, porém enfrenta problemas de
                    convivência, pois constantemente se envolve em discussões e é rejeitada
                    pelos colegas de escola. Essa situação pode trazer grandes problemas para a
                    percepção de autoestima da criança.

                    12.21.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
                    ao estudante com transtorno opositor desafiante
                    São apresentadas abaixo algumas orientações para a prática pedagógica.

                    •   Falar próximo à criança, com voz firme. Olhar sempre nos olhos para
                       que a criança sinta firmeza no que está sendo dito.
                    •   Dar instruções precisas, dizendo exatamente o que se espera. As ordens
                       devem ser claras e assertivas e é necessário confirmar com a criança se
                       ela compreendeu o que foi dito.

                    •   Não gritar ou falar em tom de ameaça, pois a tendência da criança será
                       imitar a maneira como o professor fala e desafiá-lo.
                    •   Trabalhar regras na sala de aula e discutir com as crianças a importância
                       de cumpri-las. Realizar atividades que abordem questões como res-
                       peito ao próximo, limites, respeito aos pais e aos mais velhos, regras de
                       convivência.
                    •   Conversar com os pais para que, juntos, consigam compreender quais
                       as situações que tornam os sintomas mais aparentes.
                    •   Estabelecer um contrato de comportamento. Discutir com as crianças
                       quais os comportamentos esperados. Esclarecer quais serão as punições
                       quando houver comportamento inadequado e elogiar quando o com-
                       portamento for adequado.
                    •   Se o estudante for distraído, sentá-lo na frente ou no meio da sala de aula.

                    •   Sentar o educando junto com um estudante mais tranquilo caso se
                       perceba que a criança está querendo chamar a atenção com um com-
                       portamento negativo.






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