Page 188 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• Acompanhar o processo de evolução da criança e conversar com os pais
sobre os momentos em que os tiques parecem mais recorrentes.
• Trabalhar atividades que demandam maior atenção no início da aula.
Em muitos casos, os tiques podem causar desatenção na criação.
12.20.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
dantes com transtornos de tiques
• Associação Brasileira de Síndrome de Tourette, Tiques e Transtorno
Obsessivo-Compulsivo: http://www.astoc.org.br.
• Síndrome de Tourette:
https://www.youtube.com/watch?v=B4kvrf-UvLU.
12.21 Transtorno opositor desafiante (tod)
O transtorno opositor desafiante – TOD também pode ser definido por
um padrão global de comportamentos negativos, hostis, desafiadores e de-
sobedientes observados nas relações sociais da criança com relação a pessoas
que representam algum tipo de autoridade. As causas podem se originar
de múltiplos fatores, tais como: atraso ou limitação no desenvolvimen-
to; desequilíbrio de neurotransmissores; e excesso, contradição ou falta de
cumprimento de regras.
Algumas características podem ser comumente encontradas em crianças
com diagnóstico de TOD, como: perder a paciência com facilidade, dis-
cutir com adultos, desafiar e se recusar a obedecer às solicitações ou regras
impostas, não assumir erros e culpar as pessoas pelo seu mau comportamen-
to, incomodar as pessoas sem motivo aparente, demonstrar irritabilidade e
apresentar dificuldade de manter amizades.
Os sintomas normalmente iniciam antes dos oito anos de idade. Muitas ve-
zes são confundidos com mau comportamento, entretanto a permanência,
intensidade e frequência do comportamento hostil devem ser observadas.
Cabe comparar esse comportamento com o de demais crianças da mesma
idade e de nível semelhante de desenvolvimento para avaliar uma interven-
ção. A Psicoterapia Infantil tem sido utilizada para auxiliar no comporta-
mento da criança diagnosticada com TOD.
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