Page 188 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   Acompanhar o processo de evolução da criança e conversar com os pais
              sobre os momentos em que os tiques parecem mais recorrentes.
          •   Trabalhar atividades que demandam maior atenção no início da aula.
              Em muitos casos, os tiques podem causar desatenção na criação.
          12.20.2 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
          dantes com transtornos de tiques
          •   Associação Brasileira de Síndrome de Tourette, Tiques e Transtorno
              Obsessivo-Compulsivo: http://www.astoc.org.br.
          •   Síndrome de Tourette:
              https://www.youtube.com/watch?v=B4kvrf-UvLU.


          12.21 Transtorno opositor desafiante (tod)
          O transtorno opositor desafiante – TOD também pode ser definido por
          um padrão global de comportamentos negativos, hostis, desafiadores e de-
          sobedientes observados nas relações sociais da criança com relação a pessoas
          que representam algum tipo de autoridade. As causas podem se originar
          de múltiplos fatores, tais como: atraso ou limitação no desenvolvimen-
          to; desequilíbrio de neurotransmissores; e excesso, contradição ou falta de
          cumprimento de regras.

          Algumas características podem ser comumente encontradas em crianças
          com diagnóstico de TOD, como: perder a paciência com facilidade, dis-
          cutir com adultos, desafiar e se recusar a obedecer às solicitações ou regras
          impostas, não assumir erros e culpar as pessoas pelo seu mau comportamen-
          to, incomodar as pessoas sem motivo aparente, demonstrar irritabilidade e
          apresentar dificuldade de manter amizades.
           Os sintomas normalmente iniciam antes dos oito anos de idade. Muitas ve-
          zes são confundidos com mau comportamento, entretanto a permanência,
          intensidade e frequência do comportamento hostil devem ser observadas.
          Cabe comparar esse comportamento com o de demais crianças da mesma
          idade e de nível semelhante de desenvolvimento para avaliar uma interven-
          ção. A Psicoterapia Infantil tem sido utilizada para auxiliar no comporta-
          mento da criança diagnosticada com TOD.








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