Page 187 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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12.20 Transtornos de tiques
Os tiques podem ser transtornos temporários, muitas vezes associados a dis-
túrbios emocionais. O transtorno de tiques é classificado em tiques motores
e vocais. Os tiques motores, em sua maioria, apresentam-se por atividades
motoras recorrentes e involuntárias, como piscar os olhos, morder boca e
bochecha ou movimentar o corpo de forma rápida e involuntária. Os tiques
vocais são manifestações de sons sem finalidade aparente, como pigarros,
fungadas e tosses. A intensidade dos tiques varia de acordo com o nível de
estresse e ansiedade.
O transtorno de tiques pode incluir tiques motores ou vocais, mas não am-
bos, o que o diferencia da síndrome de Tourette. Nos casos mais graves em
que ocorrem tiques motores múltiplos e vocais combinados, deve-se atentar
para a síndrome de Tourette (ver item), cujos sintomas são mais intensos e
podem causar diversos transtornos nas relações sociais e familiares da criança.
Os tiques iniciam normalmente na infância e, por estarem relacionados a
questões emocionais, muitas vezes se manifestam com maior recorrência no
ambiente escolar, em que fatores relacionados a estresse, excitação e ansie-
dade são mais frequentes.
O professor pode auxiliar na minimização dos tiques criando estratégias
que ajudem a criança ou o adolescente a se estabilizar emocionalmente no
ambiente escolar.
12.20.1 Gestão do currículo na classe inclusiva em relação
ao estudante com transtorno de tique
Algumas orientações para a prática pedagógica estão listadas a seguir.
• Não repreender a criança na frente da turma quando ela manifestar al-
gum tipo de tique. Lembre-se: os comportamentos são involuntários.
No caso de atrapalhar o andamento da aula, deve-se permitir que a
criança tenha um intervalo fora de sala.
• Manter os colegas de turma esclarecidos sobre o transtorno da criança.
Envolver os outros estudantes na sala tende a atenuar as dificuldades de
adequação e relacionamento com os colegas.
• Momentos de prova são frequentemente carregados de ansiedade por
parte da criança. Diante disso, em caso de os tiques se manifestarem
com maior intensidade, é recomendado levá-la para um espaço reser-
vado de modo que possa se tranquilizar.
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