Page 184 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Ainda sobre recomendações e sugestões para atividades em sala de aula,
o Projeto Inclusão Sustentável-PROIS (UNIFESP; UFBa, s/d) contém
orientações aos docentes das quais algumas são destacadas abaixo.
a) Conhecimento sobre o estudante
• Identificar e reconhecer suas capacidades e dificuldades singulares,
para melhor atuar e apoiá-lo.
• Observar e apoiar os estudantes em atividades individuais dirigidas,
atividades grupais, atividades de lazer, em interação com adultos e com
pares.
• Apoiar a identificação dos estudantes para responder adequadamente
às suas necessidades educacionais.
• Apoiar o estudante a conhecer-se e a lidar com suas particularidades
pessoais.
• Desenvolver com o estudante uma avaliação constante de sua apren-
dizagem e do seu comportamento, de maneira positiva, edificante e
encorajadora, enfatizando os progressos.
b) Aprendizagem e realização de tarefas escolares
• Esclarecer regras, atividades acadêmicas, instruções e critérios.
• Planejar e implementar o currículo considerando as necessidades des-
ses estudantes, mediante adoção de atitudes e estratégias adequadas.
• Apoiar o estudante, mediando sua aprendizagem, participação social/
escolar, realização das atividades escolares e seu desenvolvimento.
• Estimular, acolher, ajudar, ouvir, compreender o estudante e dialogar
com ele, oferecendo-lhe dicas e lembretes.
• Organizar os espaços e processos de ensino-aprendizagem.
• Reduzir distratores ambientais.
• Estimular o estudante a solicitar ajuda e apoio sempre que necessário.
• Manter contato visual constante com o estudante, de modo a sustentar
sua atenção.
• Adotar a repetição para melhoria da aprendizagem e do desempenho
escolar.
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