Page 184 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Ainda sobre recomendações e sugestões para atividades em sala de aula,
          o Projeto Inclusão Sustentável-PROIS (UNIFESP; UFBa, s/d) contém
          orientações aos docentes das quais algumas são destacadas abaixo.

          a) Conhecimento sobre o estudante
          •   Identificar e reconhecer suas capacidades e dificuldades singulares,
              para melhor atuar e apoiá-lo.
          •   Observar e apoiar os estudantes em atividades individuais dirigidas,
              atividades grupais, atividades de lazer, em interação com adultos e com
              pares.
          •   Apoiar a identificação dos estudantes para responder adequadamente
              às suas necessidades educacionais.
          •   Apoiar o estudante a conhecer-se e a lidar com suas particularidades
              pessoais.

          •   Desenvolver com o estudante uma avaliação constante de sua apren-
              dizagem e do seu comportamento, de maneira positiva, edificante e
              encorajadora, enfatizando os progressos.

          b) Aprendizagem e realização de tarefas escolares
          •   Esclarecer regras, atividades acadêmicas, instruções e critérios.
          •   Planejar e implementar o currículo considerando as necessidades des-
              ses estudantes, mediante adoção de atitudes e estratégias adequadas.

          •   Apoiar o estudante, mediando sua aprendizagem, participação social/
              escolar, realização das atividades escolares e seu desenvolvimento.
          •   Estimular, acolher, ajudar, ouvir, compreender o estudante e dialogar
              com ele, oferecendo-lhe dicas e lembretes.
          •   Organizar os espaços e processos de ensino-aprendizagem.
          •   Reduzir distratores ambientais.
          •   Estimular o estudante a solicitar ajuda e apoio sempre que necessário.

          •   Manter contato visual constante com o estudante, de modo a sustentar
              sua atenção.
          •   Adotar a repetição para melhoria da aprendizagem e do desempenho
              escolar.


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