Page 149 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Segundo Virgolim (2007), a aceleração permite ao estudante avançar
                       e reduzir o tempo das séries escolares. Na compactação do currículo,
                       abre espaço para uma criteriosa análise do ambiente e o conhecimento
                       dos conteúdos dominados pelo estudante para indicar o que pode ser
                       eliminado ou acelerado em relação aos objetivos e conteúdos. Possibi-
                       lita pular séries e ingressar mais cedo no ensino superior. O desenvol-
                       vimento do estudante e suas condições afetivas, sociais e de segurança
                       precisam ser avaliados cuidadosamente para a tomada de decisão.

                       Não se recomendam acelerações que distanciem o estudante dos pares
                       na faixa etária, para valorizar oportunidades relacionais e evitar perdas
                       socioafetivas e dificuldades de adequação escolar.
                    c)   Enriquecimento curricular: essa é a alternativa mais recomendada no
                       Brasil e em outros países. Para Cupertino (2008), o enriquecimen-
                       to oferece a oportunidade de experiências de aprendizagem fora do
                       currículo comum, abordando conteúdos mais abrangentes, mediante
                       projetos de aprofundamento ou originais.
                       De acordo com Virgolim (2007), com base em modelo de enriqueci-
                       mento proposto por Renzulli, pode-se envolver todos os estudantes
                       da turma em atividades e situações como: encontros com palestrantes
                       convidados; excursões; demonstrações; criação de centros de interesse;
                       diversificação de materiais e recursos; espaço para experiências inova-
                       doras e criativas não usuais no currículo; estímulo ao desenvolvimento
                       de interesses variados, ao aprofundamento de conhecimentos e outros.
                       Outra alternativa de enriquecimento, também proposta por Renzulli
                       e discutida por Virgolim (2007), pode ser: oportunizar a todos os es-
                       tudantes da turma a participação em: programações voltadas ao de-
                       senvolvimento do pensamento crítico, à resolução de problemas e ao
                       pensamento criativo; programas de desenvolvimento dos processos
                       afetivos, sociais e morais; programações que objetivam o desenvolvi-
                       mento de habilidades e competências voltadas ao saber fazer (registrar,
                       entrevistar, classificar, analisar dados e outras necessárias à produção
                       científica); programações voltadas ao uso de informática, pesquisa em
                       catálogos de referência e busca de produção científica; programas vol-
                       tados ao desenvolvimento de habilidades de comunicação escrita, oral
                       e visual. Ainda com base nas propostas de Renzulli, Virgolim (2007)
                       sugere a alternativa de enriquecimento curricular mais individualizado





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