Page 145 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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metodologia, avaliação e outros) e a atuação docente. O processo deve ser
realizado o mais precocemente possível e deve adotar um conjunto de pro-
cedimentos educacionais, atores e instrumentos, com organização em fases.
Guimarães e Ourofino (2007) indicam os seguintes instrumentos reco-
mendados, de acordo com a literatura especializada, para o processo de
identificação:
• testes psicométricos;
• escalas de características;
• questionários;
• observação do comportamento;
• entrevistas com familiares, professores e outros.
Guimarães e Ourofino (2007) demandam a atenção dos educadores para a
assincronia que geralmente se observa nos estudantes com AH/S, explicada
por Cupertino (2008) como a diferença entre as capacidades dos estudan-
tes. Por exemplo: raciocínio rápido e, ao mesmo tempo, dificuldade para
expressá-lo. A assincronia pode ser intensa e específica: associação entre
notáveis habilidades e deficits ou alterações emocionais e comportamentais.
Esse caso caracteriza a dupla excepcionalidade, como denominam os especia-
listas. Um exemplo é a combinação de síndrome de Asperger (variação do
transtorno do espectro autista) e as AH/S no mesmo estudante (GUIMA-
RÃES; OUROFINO, 2007; CUPERTINO, 2008).
Ourofino (2005) chama a atenção, atualmente, para o aumento da dupla
excepcionalidade nos diagnósticos de AH/S. Quando ocorre, recomenda
que a intervenção se faça por meio de vários canais e procedimentos, de
modo a superar as múltiplas dificuldades escolares envolvidas e responder
efetivamente às necessidades dos estudantes. Há lacunas de estudos e pes-
quisas sobre o assunto, de acordo com essa autora.
Guimarães e Ourofino (2007) alertam, ainda, para a possibilidade de os
estudantes com AH/S, em geral, apresentarem problemas emocionais,
comportamentais, sociais e escolares, requerendo apoio e atenção para sua
escolarização, inclusive o acompanhamento especializado a que têm direi-
to. Nesse sentido, os direitos são exarados na legislação e em documentos
normativos, elencados abaixo.
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