Page 142 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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mover a superdotação produtivo-criativa enfatizam o uso e a aplicação
dos saberes e dos processos de pensamento para solução de problemas
reais e o uso de informações para resolver questões práticas.
12.8.1 Concepções teóricas sobre AH/S
Para Renzulli (2018), a teoria aplicada somente tem valor quando conver-
gente com as realidades práticas das escolas, ou seja, com a forma como
estas trabalham, com os conhecimentos de que os professores dispõem
e com as práticas pedagógicas que realizam. Esse autor desenvolveu a
Concepção de Superdotação dos Três Anéis, que pode ser ilustrada gra-
ficamente na forma de intersecção de três círculos — diagrama de Venn
— representando as propriedades dinâmicas do conceito (movimento,
interação, mudança e energia contínuas), que associa três características
associadas à habilidade superior ou aos comportamentos de superdotação
(FLEITH, 2007; RENZULLI, 2018; STERNBERG; JARVIN; GRIGO-
RENKO, 2011), como demonstra a Figura 8: (a) envolvimento com a
tarefa; (b) habilidade acima da média em alguma área do conhecimento; e
(c) criatividade.
Figura 8. Representação gráfica da Teoria dos Três Anéis, de Renzulli.
Fonte: o autor.
A Teoria dos Três Anéis, por um lado, evidencia que inteligência elevada
não é critério único para a ocorrência das AH/S, como se pensou durante
muitos anos. Por outro lado, indica a integração das habilidades indicadas
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