Page 142 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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mover a superdotação produtivo-criativa enfatizam o uso e a aplicação
              dos saberes e dos processos de pensamento para solução de problemas
              reais e o uso de informações para resolver questões práticas.
          12.8.1 Concepções teóricas sobre AH/S

          Para Renzulli (2018), a teoria aplicada somente tem valor quando conver-
          gente com as realidades práticas das escolas, ou seja, com a forma como
          estas trabalham, com os conhecimentos de que os professores dispõem
          e com as práticas pedagógicas que realizam. Esse autor desenvolveu a
          Concepção de Superdotação dos Três Anéis, que pode ser ilustrada gra-
          ficamente na forma de intersecção de três círculos — diagrama de Venn
           — representando as  propriedades dinâmicas do conceito (movimento,
          interação, mudança e energia contínuas), que associa três características
          associadas à habilidade superior ou aos comportamentos de superdotação
          (FLEITH, 2007; RENZULLI, 2018; STERNBERG; JARVIN; GRIGO-
          RENKO, 2011), como demonstra a Figura 8: (a) envolvimento com a
          tarefa; (b) habilidade acima da média em alguma área do conhecimento; e
          (c) criatividade.

          Figura 8. Representação gráfica da Teoria dos Três Anéis, de Renzulli.
















                                                Fonte: o autor.





          A Teoria dos Três Anéis, por um lado, evidencia que inteligência elevada
          não é critério único para a ocorrência das AH/S, como se pensou durante
          muitos anos. Por outro lado, indica a integração das habilidades indicadas



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