Page 128 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   Programa TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Rela-
              ted    Communication Handicapped Children), um método centrado no
              estudante, pautado pela adequação do ambiente e das atividades para
              sua educação.

          •   Programa estruturado que utiliza materiais visuais, visando ao aperfei-
              çoamento da linguagem, o processo de aprendizagem e o controle do
              comportamento do estudante.
          •   Análise do Comportamento Aplicada (ABA), uma abordagem da Psi-
              cologia Comportamental.
          •   Observância de rotina estruturada.

          Alguns procedimentos pedagógicos indicados são exemplificados a seguir.
          •   Divisão de tarefas complexas em diversas etapas mais simples, facili-
              tando o aprendizado do estudante.

          •   Utilização de apoios físicos ou verbais, que podem ser retirados grada-
              tivamente.
          •   Uso de estratégias comportamentais para reduzir comportamentos in-
              desejáveis ou substituí-los por outros socialmente aceitáveis: ignorar
              comportamentos inadequados e incentivar comportamentos desejá-
              veis. O uso desses recursos exige preparação ou qualificação profissio-
              nal ofertada pela comunidade ou em cursos de formação continuada
              de educadores.
          •   Elaboração de planejamento individualizado, sugerindo-se aqui o
              Plano Educacional Individualizado – PEI (Apêndice A), conforme
              orientado em seção específica deste manual. Avaliação psicopedagógi-
              ca orienta sobre as necessidades educacionais específicas do estudante,
              além do desenvolvimento do currículo comum. A ênfase dos processos
              de aprendizagem precisa considerar a comunicação e a promoção de
              habilidades sociais.
                  O uso de métodos e estratégias de base cognitivo-comportamen-
          tal requer preparação, por meio de programas de formação continuada ou
          orientação profissional, que devem ser propiciados aos educadores para
          aplicação articulada com as famílias. Há cursos e materiais sugestivos de
          preparação para uso escolar on-line e ofertados em sites que abordam esse
          tema. Por um lado, recomenda-se que essas orientações não interfiram na



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