Page 126 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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os percorrendo minha imaginação. As imagens são minha primeira lingua-
gem e as palavras são a segunda” [tradução livre]. Refletindo acerca desse de-
poimento sob a ótica histórico-cultural, pode-se sugerir a importância das
imagens, como signos, na constituição das funções psicológicas superiores
e no desenvolvimento global dos estudantes com TEA, principalmente, ar-
ticulando-se as imagens com a linguagem verbal, os movimentos corporais
e dos objetos, entre outros estímulos que contribuem para a compreender
a comunicação e o mundo físico e social. Nesse sentido, recursos visuais,
como pistas, fichários, pranchas de comunicação, figuras, fotos e cartões
confeccionados, são exemplos de facilitadores da aprendizagem e comuni-
cação a serem utilizados em sala de aula.
12.7.2 Diagnóstico
A Associação Psiquiática Americana-APA (2014) indica várias categorias
diagnósticas, o que justifica o uso da palavra espectro que nomeia o TEA.
Também apresenta especificadores de gravidade, enfatizando que não são
fixos, ou seja, podem variar a depender do contexto, da temporalidade e dos
diferentes períodos do curso da vida. Essa afirmação revela a importância
do ambiente, inclusive do contexto escolar, para promover condições que
favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes com diag-
nóstico no espectro.
O diagnóstico precoce pode fazer grande diferença no desenvolvimento da
criança. O autismo não tem cura, porém o tratamento e acompanhamento
devem ser realizados o mais cedo possível. As terapias de Análise Aplicada
ao Comportamento, Ocupacional e Terapia do Discurso/linguagem, jun-
tamente com medicamentos e fisioterapia, em alguns casos, têm sido utili-
zadas como tratamento para amenizar os sintomas do autismo e auxiliar as
crianças no processo de desenvolvimento e interação social. É importante a
participação de uma equipe multidisciplinar para acompanhamento dessa
criança de modo que atue em função de suas necessidades específicas.
Crianças diagnosticadas com autismo podem apresentar graus variáveis de
deficiência intelectual ou podem apresentar alto grau de desenvolvimento e
desempenho em uma habilidade especifica. Desse modo, é necessário aten-
tar-se às suas necessidades específicas no que corresponde ao processamento
e à aquisição da aprendizagem.
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