Page 103 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Preferencialmente, o processo avaliativo deve ocorrer no ambiente natural
                    do desenvolvimento curricular e contemplar as condições e oportunidades
                    escolares, inclusive a livre expressão do estudante, bem como incluir os de-
                    poimentos de seus educadores.

                    No que se refere ao estudante, o processo avaliativo pode incluir seu rela-
                    cionamento com o saber, com os docentes, colegas e demais membros da
                    comunidade escolar; necessidade de apoios para aprendizagens (humanos,
                    materiais, técnicos e outros); autonomia e dependência; relações sociais e
                    interpessoais; atitudes; expressão oral e escrita e outros.
                    Alguns estudiosos questionam a existência da deficiência intelectual, defen-
                    dendo a ideia de que se trata de uma categoria sociocultural e historicamente
                    construída, criada para nomear um grupo com características específicas den-
                    tro do contexto da diversidade humana. Nesse sentido, é um conceito que
                    deveria ser extinto, em benefício daqueles assim nomeados e caracterizados.
                    12.3.6  Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
                    dantes com deficiência intelectual
                    Apae Brasil: https://apaebrasil.org.br/.
                    Federação Nacional das Associações Pestalozzi:
                    www.fenapestalozzi.org.br/.
                    Federação Brasileira das Associações de síndrome de Down – FBASD:
                    http://www.federacaodown.org.br/portal/.
                    Filme: Simples como amar.


                    12.4 Classe inclusiva e estudantes com deficiência física (DF)
                    Segundo Gil e Santos (2015a, p. 263), a deficiência física refere-se à “perda
                    ou redução da capacidade de movimento de qualquer parte do corpo em
                    decorrência de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas ou mal-
                    formações congênitas e adquiridas”. A perda da capacidade para movimen-
                    tar-se, ou seja, de contração muscular voluntária, caracteriza a paralisia. A
                    dificuldade, redução ou limitação do movimento diz respeito à paresia. O
                    Decreto n. 5.296/2004 (BRASIL, 2017a), no art. 5º, § 1º, define e especifi-
                    ca o público com deficiência física, de modo mais detalhado:
                       a) deficiência física: alteração completa ou parcial de um ou mais
                       segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da




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