Page 103 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 103
Preferencialmente, o processo avaliativo deve ocorrer no ambiente natural
do desenvolvimento curricular e contemplar as condições e oportunidades
escolares, inclusive a livre expressão do estudante, bem como incluir os de-
poimentos de seus educadores.
No que se refere ao estudante, o processo avaliativo pode incluir seu rela-
cionamento com o saber, com os docentes, colegas e demais membros da
comunidade escolar; necessidade de apoios para aprendizagens (humanos,
materiais, técnicos e outros); autonomia e dependência; relações sociais e
interpessoais; atitudes; expressão oral e escrita e outros.
Alguns estudiosos questionam a existência da deficiência intelectual, defen-
dendo a ideia de que se trata de uma categoria sociocultural e historicamente
construída, criada para nomear um grupo com características específicas den-
tro do contexto da diversidade humana. Nesse sentido, é um conceito que
deveria ser extinto, em benefício daqueles assim nomeados e caracterizados.
12.3.6 Algumas fontes para ampliar a pesquisa sobre estu-
dantes com deficiência intelectual
Apae Brasil: https://apaebrasil.org.br/.
Federação Nacional das Associações Pestalozzi:
www.fenapestalozzi.org.br/.
Federação Brasileira das Associações de síndrome de Down – FBASD:
http://www.federacaodown.org.br/portal/.
Filme: Simples como amar.
12.4 Classe inclusiva e estudantes com deficiência física (DF)
Segundo Gil e Santos (2015a, p. 263), a deficiência física refere-se à “perda
ou redução da capacidade de movimento de qualquer parte do corpo em
decorrência de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas ou mal-
formações congênitas e adquiridas”. A perda da capacidade para movimen-
tar-se, ou seja, de contração muscular voluntária, caracteriza a paralisia. A
dificuldade, redução ou limitação do movimento diz respeito à paresia. O
Decreto n. 5.296/2004 (BRASIL, 2017a), no art. 5º, § 1º, define e especifi-
ca o público com deficiência física, de modo mais detalhado:
a) deficiência física: alteração completa ou parcial de um ou mais
segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da
103