Page 101 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Em relação aos procedimentos e às práticas pedagógicas que favorecem a
educação dos estudantes com DI, sugerem-se:
• atividades e práticas docentes que provoquem o estudante a lidar com
o pensamento, raciocinar, abstrair, encontrar respostas e soluções cria-
tivas frente a questões desafiadoras propostas em sala de aula (GOMES
et al., 2007);
• ações pedagógicas que mobilizem o interesse do estudante às intera-
ções sociais e aos processos de comunicação e expressão oral, gestual,
escrita e outras, de modo a enfrentar as barreiras à interpessoalidade e
às relações sociais mais amplas e participativas;
• atividades e práticas docentes que impliquem a apropriação de conhe-
cimentos por parte do educando, a formação de conceitos relativos ao
seu meio físico e social, de maneira ativa e co-construtiva;
• estímulo da capacidade do educando de abstrair e representar objetos,
ações e atividades práticas, por meio do pensamento, contribuindo
para o processo evolutivo de suas capacidades em geral e de sua consti-
tuição como sujeito desejante, capaz de aprender e desenvolver-se, de
forma consciente, crítica e metacognitiva;
• estímulo para que o estudante adquira e produza conhecimento de
maneira ativa, com base em suas vivências e experiências singulares e
coletivas, com autonomia e interesse crescente e busca pelo saber;
• apoio ao estudante no desenvolvimento das habilidades e competên-
cias acadêmicas, dando-lhe tempo e oportunidade de explorar, pes-
quisar e consolidar seus conhecimentos, mediante recursos variados e
abertura às inovações, principalmente em espaços coletivos;
• oportunização do contato com variadas formas de comunicação;
• criação de oportunidades variadas de expressão, em relação à comu-
nicação oral do educando, como: descrições, contos e recontos, pro-
dução de texto individual e coletiva, relatos de experiências e outras
formas de comunicação. Nesse sentido, o uso das palavras contribui
para representação de seu meio, organização do pensamento, atribui-
ção de significados e estabelecimento de relações nas ações vivenciadas
(GOMES et al., 2010);
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