Page 101 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Em relação aos procedimentos e às práticas pedagógicas que favorecem a
                    educação dos estudantes com DI, sugerem-se:
                    •   atividades e práticas docentes que provoquem o estudante a lidar com
                       o pensamento, raciocinar, abstrair, encontrar respostas e soluções cria-
                       tivas frente a questões desafiadoras propostas em sala de aula (GOMES
                       et al., 2007);
                    •   ações pedagógicas que mobilizem o interesse do estudante às intera-
                       ções sociais e aos processos de comunicação e expressão oral, gestual,
                       escrita e outras, de modo a enfrentar as barreiras à interpessoalidade e
                       às relações sociais mais amplas e participativas;
                    •   atividades e práticas docentes que impliquem a apropriação de conhe-
                       cimentos por parte do educando, a formação de conceitos relativos ao
                       seu meio físico e social, de maneira ativa e co-construtiva;
                    •   estímulo da capacidade do educando de abstrair e representar objetos,
                       ações e atividades práticas, por meio do pensamento, contribuindo
                       para o processo evolutivo de suas capacidades em geral e de sua consti-
                       tuição como sujeito desejante, capaz de aprender e desenvolver-se, de
                       forma consciente, crítica e metacognitiva;

                    •   estímulo para que o estudante adquira e produza conhecimento de
                       maneira ativa, com base em suas vivências e experiências singulares e
                       coletivas, com autonomia e interesse crescente e busca pelo saber;
                    •   apoio ao estudante no desenvolvimento das habilidades e competên-
                       cias acadêmicas, dando-lhe tempo e oportunidade de explorar, pes-
                       quisar e consolidar seus conhecimentos, mediante recursos variados e
                       abertura às inovações, principalmente em espaços coletivos;
                    •   oportunização do contato com variadas formas de comunicação;

                    •   criação de oportunidades variadas de expressão, em relação à comu-
                       nicação oral do educando, como: descrições, contos e recontos, pro-
                       dução de texto individual e coletiva, relatos de experiências e outras
                       formas de comunicação. Nesse sentido, o uso das palavras contribui
                       para representação de seu meio, organização do pensamento, atribui-
                       ção de significados e estabelecimento de relações nas ações vivenciadas
                       (GOMES et al., 2010);






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