Page 52 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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c)   Medidas de diferenciação relacionadas aos conteúdos — dizem
              respeito aos conteúdos básicos e essenciais do currículo comum.
          •   Introdução de novos conteúdos, não previstos para os demais colegas,
              visando a atingir objetivos gerais esperados para todo o grupo (ex.:
              aprendizagem de um sistema alternativo de comunicação).
          •   Introdução de novos conteúdos, não previstos para os demais colegas,
              de modo a atingir objetivos específicos (ex.: para estudantes que não
              falam, desenvolvimento de programa que objetive a conduta verbal).
          •   Eliminação de conteúdos essenciais previstos para a turma, mas inaces-
              síveis ao estudante.

          d)   Medidas de diferenciação relacionadas aos procedimentos didáti-
              cos e às atividades.
          •   Introdução ou substituição de métodos e procedimentos complemen-
              tares ou alternativos de ensino e aprendizagem, conforme as demandas
              dos estudantes. Em geral, são orientados por professores especializados.
          •   Introdução de recursos específicos de acesso à aprendizagem, que po-
              dem ser criados pelos professores de acordo com as demandas dos estu-
              dantes e com apoio especializado.


          e)   Medidas de diferenciação relacionadas à avaliação.
          •   Seleção diferenciada de critérios avaliativos, instrumentos, momentos
              e modos de avaliação, na medida necessária.
          •   Adequação dos critérios de promoção.


          f)   Medidas de diferenciação relacionadas à temporalidade.
          Possibilidade de prolongamento do tempo para permanência na série, no
          ciclo ou no período por um ano ou mais.


          Vale salientar que, para quaisquer que sejam as medidas de diferenciação
          adotadas, consideram-se os seguintes aspectos:
          •   atitudes e expectativas positivas em relação aos estudantes em diferen-
              tes contextos;



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