Page 51 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 51

•   os objetivos das aprendizagens precisam ser estabelecidos e avaliados
                       em relação aos próprios resultados e às produções do estudante;
                    •   os conteúdos e objetivos das aprendizagens precisam de ajustes aos
                       conhecimentos, às habilidades, às competências e aos interesses do
                       estudante;
                    •   há demanda de flexibilidade qualitativa e quantitativa do ensino para
                       o estudante.

                    As adequações de grande porte realizam-se em momentos diversos da vida
                    escolar dos estudantes, programadas e reavaliadas continuamente para
                    acompanhar seus progressos. Demandam providências compatíveis com as
                    necessidades de cada um, muitas vezes requerendo a atuação de monitores
                    ou auxiliares em sala de aula. Essas medidas de diferenciação podem ocorrer
                    nas formas descritas a seguir.
                    a)   Medidas de diferenciação organizativas.

                    •   Desenvolvimento de atividades individuais com apoio docente.
                    •   Agrupamento de estudantes (dupla, pequenos grupos) para realização
                       de atividades iguais ou diferenciadas (adaptadas).
                    •   Provimento do atendimento educacional especializado (AEE) e de mé-
                       todos específicos (ex.: sistema Braille, LIBRAS, sistema Bliss, progra-
                       mações de autocuidado etc.).
                    b)   Medidas de diferenciação relacionadas aos objetivos.
                    •   Eliminação ou postergação de objetivos básicos que forem inacessíveis
                       ao estudante, após avaliação criteriosa de sua competência curricular.

                    •   Introdução de objetivos específicos não previstos para os demais, com
                       caráter alternativo ou substitutivo de outros objetivos que foram elimi-
                       nados ou não priorizados.
                    •   Introdução de objetivos específicos não previstos para os demais, com
                       caráter complementar, ou seja, não substituindo outros eliminados,
                       mas atendendo a uma necessidade particular (ex.: aprendizagem de
                       um sistema de comunicação especial ou do manejo de um instrumen-
                       tal específico).







                                                                         51
   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56