Page 50 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 50
• Alteração do período, se necessário, para alcançar os objetivos.
e) Medidas de diferenciação nos processos avaliativos.
• Diversificação das estratégias e dos instrumentos avaliativos.
• Flexibilização de critérios, locais, tempos e modos de avaliar.
• Ampliação dos avaliadores, inclusive oportunização da autoavaliação.
8.3.2 Adequações curriculares de grande porte
Manjón et al. (1995) e MEC (1999, 2003) indicam, também, medidas de
diferenciação de grande porte, que podem ser adotadas em sala de aula e
aplicadas aos seguintes elementos curriculares: organização didática, con-
teúdos, objetivos, metodologias, temporalidade e processos avaliativos. As
medidas de diferenciação de grande porte são assim denominadas devido à
sua natureza individualizante, tendo em vista que implicam modificações
substanciais no currículo comum e provocam alterações no cotidiano esco-
lar do estudante em relação à turma. Por essa razão, têm indicação restrita.
Além disso, há o risco do fortalecimento das diferenças por meio da prática
escolar. São, portanto, medidas de excepcionalidade.
Para serem indicadas, essas estratégias exigem avaliação criteriosa do es-
tudante e do contexto de aprendizagem, com a participação da família.
Têm foco nas diferenças individuais e são indicadas quando essas diferenças
distanciam significativamente os resultados curriculares do estudante em
relação aos dos colegas de turma, nos seguintes aspectos, entre outros:
• o estudante apresenta necessidade de apoios intensos, contínuos, espe-
cíficos ou especializados em várias áreas e ao longo da vida acadêmica;
• as situações escolares convencionais não atendem às suas necessidades
educacionais;
• as demandas escolares comuns são geradoras de tensões e inadequações
para o estudante;
• verificam-se dificuldades acentuadas no alcance dos objetivos e das
finalidades da educação pelos meios comuns aos demais estudantes,
como também na obtenção de certificação e conclusão dos cursos.
50 Diretrizes Curriculares Maristas