Page 50 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   Alteração do período, se necessário, para alcançar os objetivos.


          e)  Medidas de diferenciação nos processos avaliativos.
          •   Diversificação das estratégias e dos instrumentos avaliativos.
          •   Flexibilização de critérios, locais, tempos e modos de avaliar.
          •   Ampliação dos avaliadores, inclusive oportunização da autoavaliação.


          8.3.2 Adequações curriculares de grande porte
          Manjón et al. (1995) e MEC (1999, 2003) indicam, também, medidas de
          diferenciação de grande porte, que podem ser adotadas em sala de aula e
          aplicadas aos seguintes elementos curriculares: organização didática, con-
          teúdos, objetivos, metodologias, temporalidade e processos avaliativos. As
          medidas de diferenciação de grande porte são assim denominadas devido à
          sua natureza individualizante, tendo em vista que implicam modificações
          substanciais no currículo comum e provocam alterações no cotidiano esco-
          lar do estudante em relação à turma. Por essa razão, têm indicação restrita.
          Além disso, há o risco do fortalecimento das diferenças por meio da prática
          escolar. São, portanto, medidas de excepcionalidade.
          Para serem indicadas, essas estratégias exigem avaliação criteriosa do es-
          tudante e do contexto de aprendizagem, com a participação da família.
          Têm foco nas diferenças individuais e são indicadas quando essas diferenças
          distanciam significativamente os resultados curriculares do estudante em
          relação aos dos colegas de turma, nos seguintes aspectos, entre outros:
          •   o estudante apresenta necessidade de apoios intensos, contínuos, espe-
              cíficos ou especializados em várias áreas e ao longo da vida acadêmica;
          •   as situações escolares convencionais não atendem às suas necessidades
              educacionais;

          •   as demandas escolares comuns são geradoras de tensões e inadequações
              para o estudante;
          •   verificam-se dificuldades acentuadas no alcance dos objetivos e das
              finalidades da educação pelos meios comuns aos demais estudantes,
              como também na obtenção de certificação e conclusão dos cursos.






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