Page 48 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• a abertura e o estímulo à plena participação dos estudantes nos espaços
e nas atividades escolares;
• os mobiliários, equipamentos e recursos materiais comuns e específi-
cos (se necessário);
• os sistemas de comunicação ampliados e alternativos para os estudan-
tes com impedimentos na comunicação oral e escrita.
As adequações curriculares podem ser consideradas não significativas (de pe-
queno porte) e significativas (de grande porte)1. Esses termos dizem respeito
à menor ou maior alteração e mediação no currículo comum.
8.3.1 Adequações curriculares de pequeno porte
Nestas Diretrizes, adequações de pequeno porte definem-se pela menor
inserção de medidas individualizadas no desenvolvimento curricular. São
medidas comuns aplicáveis à turma como um todo, visando à flexibilização
curricular. Integram-se plenamente à dinâmica da aula e implicam poucas
modificações no currículo comum. Manjón et al. (1995) e MEC (1999,
2003) indicam medidas de diferenciação de pequeno porte aplicadas nos
seguintes elementos curriculares: organizativos, conteúdos, objetivos, me-
todologias, temporalidade e processos avaliativos.
a) Medidas de adequação organizativas.
• Agrupamento de estudantes para a realização das atividades (dupla,
pequenos grupos).
• Organização didática da aula considerando acessibilidade a todos os
estudantes em relação ao acolhimento; conteúdos e objetivos; mobiliá-
rios; material didático e espaço disponível.
• Organização dos períodos: diversificação do tempo disponível para
que todos os estudantes possam realizar as atividades.
b) Medidas de diferenciação relacionadas aos objetivos e conteúdos
no planejamento e desenvolvimento das aulas.
• Valorização de áreas ou unidades de conteúdos funcionais e instru-
mentais que possam favorecer aprendizagens subsequentes.
1 A terminologia significativa e não significativas é empregada no texto do Ministério de Educação e Ciência,
na proposta da Espanha, e foi adotado no texto do MEC (1999, 2005). Os termos pequeno e grande porte são
conceitos correspondentes que vieram a ser adotados pelo MEC, embora com significados diferentes. Neste
trabalho, serão empregadas as expressões pequeno e grande porte, adotando as conotações explicitadas ao
longo do texto.
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