Page 48 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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•   a abertura e o estímulo à plena participação dos estudantes nos espaços
              e nas atividades escolares;

          •   os mobiliários, equipamentos e recursos materiais comuns e específi-
              cos (se necessário);
          •   os sistemas de comunicação ampliados e alternativos para os estudan-
              tes com impedimentos na comunicação oral e escrita.
          As adequações curriculares podem ser consideradas não significativas (de pe-
          queno porte) e significativas (de grande porte)1. Esses termos dizem respeito
          à menor ou maior alteração e mediação no currículo comum.
          8.3.1 Adequações curriculares de pequeno porte
          Nestas Diretrizes, adequações de pequeno porte definem-se pela menor
          inserção de medidas individualizadas no desenvolvimento curricular. São
          medidas comuns aplicáveis à turma como um todo, visando à flexibilização
          curricular. Integram-se plenamente à dinâmica da aula e implicam poucas
          modificações no currículo comum. Manjón et al. (1995) e MEC (1999,
          2003) indicam medidas de diferenciação de pequeno porte aplicadas nos
          seguintes elementos curriculares: organizativos, conteúdos, objetivos, me-
          todologias, temporalidade e processos avaliativos.
          a)   Medidas de adequação organizativas.
          •   Agrupamento de estudantes para a realização das atividades (dupla,
              pequenos grupos).
          •   Organização didática da aula considerando acessibilidade a todos os
              estudantes em relação ao acolhimento; conteúdos e objetivos; mobiliá-
              rios; material didático e espaço disponível.
          •   Organização dos períodos: diversificação do tempo disponível para
              que todos os estudantes possam realizar as atividades.
          b)   Medidas de diferenciação relacionadas aos objetivos e conteúdos
              no planejamento e desenvolvimento das aulas.

          •   Valorização de áreas ou unidades de conteúdos funcionais e instru-
              mentais que possam favorecer aprendizagens subsequentes.

          1 A terminologia significativa e não significativas é empregada no texto do Ministério de Educação e Ciência,
          na proposta da Espanha, e foi adotado no texto do MEC (1999, 2005). Os termos pequeno e grande porte são
          conceitos correspondentes que vieram a ser adotados pelo MEC, embora com significados diferentes. Neste
          trabalho, serão empregadas as expressões pequeno e grande porte, adotando as conotações explicitadas ao
          longo do texto.


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