Page 49 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 49
• Ênfase em objetivos que focalizam capacidades e habilidades básicas,
como atenção, interpessoalidade, participação, socialização.
• Sequenciação de conteúdos que partam da menor à maior complexi-
dade.
• Reforço da aprendizagem e retomada de conteúdos para promover sua
consolidação.
• Priorização de objetivos e conteúdos válidos e contextualizados.
c) Medidas de diferenciação nos procedimentos didáticos e nas
atividades.
• Utilização de métodos acessíveis a todos os estudantes.
• Introdução de atividades complementares que ampliem as habilidades
da turma.
• Retomada de conteúdos já ministrados.
• Introdução de atividades que preparam o estudante para novas apren-
dizagens.
• Introdução de atividades alternativas, além das planejadas para a aula.
• Sequenciação e simplificação de tarefas considerando sua complexi-
dade.
• Uso de recursos de apoio (visuais, auditivos, gráficos, materiais, mani-
pulativos e outros) para promover acessibilidade a todos os estudantes.
• Utilização de recursos materiais e de tecnologia assistiva para atender
às necessidades educacionais específicas dos estudantes.
d) Medidas de diferenciação na temporalidade.
• Flexibilização do tempo de acordo com a singularidade dos estudantes
para as aprendizagens, o ensino, os estudos e a realização das atividades
escolares.
• Organização flexível do tempo previsto para desenvolvimento dos
conteúdos previstos.
49