Page 49 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 49

•   Ênfase em objetivos que focalizam capacidades e habilidades básicas,
                       como atenção, interpessoalidade, participação, socialização.
                    •   Sequenciação de conteúdos que partam da menor à maior complexi-
                       dade.

                    •   Reforço da aprendizagem e retomada de conteúdos para promover sua
                       consolidação.
                    •   Priorização de objetivos e conteúdos válidos e contextualizados.


                    c)   Medidas de diferenciação nos procedimentos didáticos e nas
                       atividades.

                    •   Utilização de métodos acessíveis a todos os estudantes.
                    •   Introdução de atividades complementares que ampliem as habilidades
                       da turma.
                    •   Retomada de conteúdos já ministrados.

                    •   Introdução de atividades que preparam o estudante para novas apren-
                       dizagens.
                    •   Introdução de atividades alternativas, além das planejadas para a aula.

                    •   Sequenciação e simplificação de tarefas considerando sua complexi-
                       dade.
                    •   Uso de recursos de apoio (visuais, auditivos, gráficos, materiais, mani-
                       pulativos e outros) para promover acessibilidade a todos os estudantes.
                    •   Utilização de recursos materiais e de tecnologia assistiva para atender
                       às necessidades educacionais específicas dos estudantes.

                    d)   Medidas de diferenciação na temporalidade.

                    •   Flexibilização do tempo de acordo com a singularidade dos estudantes
                       para as aprendizagens, o ensino, os estudos e a realização das atividades
                       escolares.

                    •   Organização flexível do tempo previsto para desenvolvimento dos
                       conteúdos previstos.






                                                                         49
   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54