Page 45 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 45
• desenvolvimento de estratégias baseadas na aprendizagem colaborati-
va planejadas e compartilhadas pelo coletivo escolar e da turma;
• estímulo à plena participação.
8.2 Diferenciação curricular baseada na pedagogia da dife-
renciação
No cenário da educação inclusiva, situa-se a educação adaptativa, um
campo que se fundamenta na teoria e prática diferencial (FERNÁNDEZ,
2005). O pressuposto básico que orienta a Pedagogia da Diferenciação é
adaptar a educação às diferenças individuais e grupais dos estudantes, na
perspectiva da educação inclusiva. Ou seja, oferecer oportunidades dife-
renciadas de ensino para favorecer a aprendizagem dos estudantes, carac-
terizando as diferenças não como deficits, mas como singularidades que
fazem parte da diversidade humana. Desse modo, busca-se evitar práticas
educativas capazes de perpetuar preconceitos e discriminações.
No âmbito da teoria educativa diferencial, García define educação adapta-
tiva nos seguintes termos:
É o ensino que dispõe de condições contextuais adequadas às diferen-
ças individuais dos estudantes, decidindo, em cada caso e situação, o
nível de mediação mais adequado para facilitar ao estudante o domínio
dos objetivos planejados (García, 2005, p. 5).
Segundo Garcia, a adequação educativa:
• defende um formato não individualizado de ensino, porém enfatiza as
necessidades individuais no contexto da turma;
• é processual, no sentido de (re)planejar a maior ou menor intensidade
da mediação no ensino, com vistas à regulação do compromisso do
estudante no seu processo de aprendizagem;
• é temporal, quanto à transitoriedade da intervenção e da mediação,
compatível com as situações de ensino-aprendizagem e demandas de
apoio aos estudantes;
• é funcional, na medida em que se baseia em critérios de utilidade para o
estudante e sua viabilidade no contexto educacional;
• é focada nos objetivos educacionais, em particular no desenvolvimen-
to global do estudante.
45