Page 43 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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8.1 Diferenciação curricular baseada em aulas inclusivas
Roldão (2003) desaconselha adotar uma pedagogia menos exigente como
resposta educacional às diferenças dos estudantes em sala de aula. Do mes-
mo modo, não recomenda simplificar o currículo ou considerar apenas
objetivos e conteúdo de natureza prática e muito particularizados para os
estudantes. Para a autora, essa é uma forma de reforçar a estratificação so-
cial na escola por meio do currículo. Não raro, estratégias de diferenciação
criam separação entre estudantes com e sem necessidades especiais na es-
cola. Recomenda, pois, práticas diferenciadoras pautadas por estratégias
coletivas de aprendizagem, que implicam cooperação e colaboração entre
os estudantes.
Na perspectiva democrática da educação para todos, nenhum estudante
pode frequentar a escola apenas para socializar-se. A aprendizagem curricu-
lar é considerada um direito de todos os estudantes, garantindo um currí-
culo flexível e acessível para atender à diversidade da população estudantil.
Para cumprir os compromissos com a educação inclusiva dos estudantes
em situação de deficiência, Porter (2002) identificou apoios-chave em uma
pesquisa realizada no Canadá, cujos resultados indicaram:
• um novo papel para o professor da educação especial — como
profissionais especializados, esses educadores podem contribuir com
os professores regentes de classe, dando-lhes orientação, assistência e
apoio à atuação pedagógica;
• foco em estratégias de ensino — reconhecimento das diferentes habi-
lidades, capacidades e dos diversos interesses dos estudantes, conside-
rando as metas globais de ensino, o ensino ministrado pelo professor e
as vivências discentes;
• compromisso com o desenvolvimento da equipe — relevância da
formação docente na perspectiva da educação inclusiva, mediante se-
minários, cursos, conferências e encontros docentes, visando ao desen-
volvimento de habilidades para o êxito da inclusão escolar;
• orientação sustentada para a solução de problemas — compromis-
so da escola com a solução dos problemas observados em sala de aula,
oferecendo apoio ao professor em suas necessidades. A ajuda pode
ser propiciada pelo professor especializado ou pelos colegas e orien-
tadores, em reuniões nas quais situações práticas e estratégias sejam
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