Page 41 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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A diferenciação curricular pode ser entendida como “o processo de modifi-
                    car ou adaptar o currículo de acordo com os diferentes níveis de habilidade
                    dos estudantes na classe”, como define a Unesco (2016c, p. 14), que sugere
                    formas de diferenciar o currículo, por meio de modificações nos elementos
                    seguintes.
                    •   Conteúdos (fatos, conceitos e habilidades).
                    •   Modos de veicular e produzir informações.

                    •   Práticas e usos das novas informações aprendidas.
                    •   Oportunidades diferenciadas de demonstração dos conteúdos apren-
                       didos.

                    No material “Mudando as práticas de ensino: usando a diferenciação curri-
                    cular para atender à diversidade dos estudantes”, a Unesco (2016, p14) faz
                    as recomendações elencadas a seguir.
                    •   Conhecer individualmente os estudantes, identificando suas necessi-
                       dades e seus estilos de aprendizagem.

                    •   Planejar as aulas considerando esses perfis de aprendizagem.
                    •   Envolver todos os estudantes nas atividades da escola e da sala de aula.
                    •   Definir objetivos para toda a classe, mas admitir objetivos diferencia-
                       dos entre os estudantes, bem como tempo e sequência dos conteúdos
                       de aprendizagem.
                    •   Diversificar os métodos de avaliação dos conteúdos e das habilidades
                       na turma.
                    (Segundo a UNESCO, 2016c), pode-se diferenciar o currículo por meio de
                    medidas como as apontadas abaixo.
                    •   Considerar experiências passadas dos estudantes, preferências e estilos
                       de aprendizagem.
                    •   Diversificar questões e atividades, alinhando-as com os diferentes ní-
                       veis de habilidades.
                    •   Admitir diferentes expectativas em relação aos estudantes, tendo em
                       vista a diversidade da população escolar.
                    •   Modificar objetivos e resultados esperados para os estudantes, respei-
                       tando as singularidades.



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