Page 47 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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1.  No âmbito da organização escolar: orientam-se pelo compromisso
                       compartilhado, com registro no projeto pedagógico da escola. Os ter-
                       mos devem explicitar critérios para sua aplicação, quais sejam: flexibi-
                       lização do currículo, levando em conta a diversidade dos estudantes;
                       adoção de processos avaliativos de natureza formativa; diversificação
                       de técnicas, procedimentos e estratégias de ensino; atenção aos con-
                       textos que interferem no processo pedagógico; identificação das de-
                       mandas de apoio para os estudantes — gerais e especializados por meio
                       do atendimento educacional especializado (AEE); disponibilização de
                       informações elucidativas para a comunidade sobre o uso das estratégias
                       adaptativas.
                    2.  No âmbito da sala de aula: orientam a programação da turma nas
                       atividades a serem realizadas, visando à efetiva participação dos estu-
                       dantes, à sua aprendizagem e aos resultados escolares.
                    3.  No âmbito individual: quando as medidas comuns aplicadas à turma
                       como um todo não forem suficientes, alternativas pedagógicas indivi-
                       dualizadas podem ser recomendadas, sob a responsabilidade da escola,
                       não apenas do educador. Consideram-se as condições do educando, o
                       contexto escolar e seus entornos, de modo a interferir positivamente
                       no processo de ensino-aprendizagem.
                    A utilização de adequações curriculares é precedida de criterioso, amplo e
                    compartilhado processo avaliativo das competências e habilidades acadê-
                    micas dos estudantes conduzido na escola e pela escola, com base no cur-
                    rículo comum e com a participação da família. Faz-se necessária, também,
                    avaliação das condições escolares e de seu impacto na escolarização desses
                    estudantes. Por terem tais adequações caráter processual, são permitidas
                    alterações constantes e graduais nas tomadas de decisão pedagógica.
                    As adequações curriculares incidem sobre diferentes elementos curricula-
                    res: objetivos, conteúdos, metodologias de ensino, temporalidade, recursos
                    humanos e materiais, processo avaliativo. Em relação ao acesso ao currículo
                    e à aprendizagem, são relevantes:
                    •   o acolhimento e a valorização de todos os estudantes da escola;
                    •   as condições físicas, ambientais e materiais necessárias ao estudante;
                    •   o acesso à comunicação, informação e interação com os membros da
                       comunidade escolar;




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