Page 35 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 35

estar preparado para lidar com as necessidades educacionais especiais, cum-
                    prindo sua função de promover o desenvolvimento de seus educandos. Para
                    isso, precisa ter conhecimento sobre os processos que envolvem a relação
                    ensino-aprendizagem e buscar novas práticas pedagógicas que vão além do
                    conteúdo específico, no intuito de atender às novas demandas do contexto
                    escolar.
                    É preciso ter um olhar cuidadoso aos estudantes que, embora não apre-
                    sentem necessidades específicas, manifestam dificuldades para adaptar-se
                    a algumas práticas de sala de aula, tais como aulas demasiadamente expo-
                    sitivas e modelos de trabalhos e atividades repetitivos sem representação
                    significativa. Surge, assim, a necessidade de o educador rever suas práticas
                    e adotar estratégias que utilizem a motivação e a oportunidade de adquirir
                    outras formas de aprendizagem como parte de sua prática.
                    Ressalta-se a importância de observar que as dificuldades podem não estar
                    relacionadas apenas às questões de práticas pedagógicas. Quando o educa-
                    dor avaliar que a problemática do estudante, apesar de nenhum diagnóstico
                    inicial, está além da ligação com a prática, é importante conversar com os
                    demais profissionais educacionais e com a família no sentido de instruí-los
                    sobre a necessidade de um trabalho específico, se for o caso.

                    Nota-se que o papel do educador na Educação Inclusiva é fundamental
                    para que todos os educandos consigam desenvolver suas potencialidades.
                    Conforme Marchesi (2004) aponta, a educação não pode ficar restrita aos
                    educandos com maiores problemas de aprendizagem, mas deve atender a
                    todos os estudantes da turma.
                    Nessa perspectiva, Marchesi (2004) menciona os aspectos mais relevantes
                    destacados em pesquisa realizada em 1993 e publicada por Hopkins e Stern
                    em 1996, que traz uma perspectiva importante a respeito das caracterís-
                    ticas necessárias para um educador — não apenas para aquele atuante no
                    contexto da educação inclusiva, mas, sim, para o educador que tem como
                    objetivo favorecer a aprendizagem para todos, tornando-os protagonistas
                    desse processo. De acordo com a pesquisa, os aspectos são: compromisso —
                    vontade de ajudar todos os alunos; afeto — comunicação de entusiasmo e
                    carinho aos alunos; conhecimento da didática da matéria ensinada — faci-
                    lidade para tornar simples a aprendizagem; domínio de múltiplos modelos
                    de ensino — flexibilidade e habilidade para resolver situações imprevistas;
                    reflexão — capacidade de refletir sobre a prática e o trabalho em equipe —
                    intercâmbio de iniciativas entre colegas.



                                                                         35
   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40