Page 33 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 33

Parte III




                    Organização



                    pedagógica na


                    perspectiva


                    inclusiva






                    6.  O PAPEL DA ESCOLA, DO EDUCADOR E DA FAMÍLIA NA
                       EDUCAÇÃO INCLUSIVA
                    A expressão alunos ou crianças “excepcionais”, adotada historicamente por
                    muitos anos, foi substituída por “necessidades educacionais especiais” e ra-
                    tificada na Declaração de Salamanca de 1994 (BRASIL, 1994). A expressão
                    inicial, além de sua ambiguidade, foi substituída visando à atenuação dos
                    efeitos negativos de seu significado no contexto educacional ao se referir a
                    alunos com altas habilidades ou com deficiências. De acordo com Gonzá-
                    lez, o termo necessidades educacionais especiais é uma expressão utilizada para
                       [...] incluir não só os sujeitos que têm deficiências físicas, sensoriais ou
                       psíquicas, como também os que apresentam dificuldades na aquisição
                       de aprendizagens, devido a problemas de maturidade, a sua procedên-
                       cia de ambientes com privações socioculturais, ou como consequência
                       de intervenções metodológicas inadequadas na própria escola. (Gon-
                       zález , 2002, p. 113)
                    O termo necessidades educacionais especiais pode ser utilizado para referir-
                    -se a educandos cujas necessidades procedem de elevada capacidade ou de
                    dificuldades para aprender, não sendo, portanto, vinculado apenas às de-
                    ficiências, e sim, às necessidades de aprendizagem que requerem respostas
                    educacionais específicas e adequadas.





                                                                         33
   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38