Page 28 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 28

Os Componentes do Índice para Inclusão são explicitados em três dimen-
          sões, que serão detalhadas a seguir.

          Dimensão A: construção de culturas inclusivas

          Subseções da Dimensão A:
          •   construção de uma comunidade inclusiva;
          •   estabelecimento de valores inclusivos.
          Esta dimensão considera aspectos como:
          •   sentimento   de   bem-estar   para   todos os estudantes;
          •   apoio mútuo entre os grupos da comunidade escolar;

          •   interação escola-comunidade;
          •   intercâmbio entre a escola, a comunidade local e o sistema educacional
              mais amplo;

          •   remoção das barreiras à aprendizagem e à participação de todos os
              estudantes;
          •   enfrentamento de práticas discriminatórias na escola;
          •   ênfase na diversidade escolar e adoção de política inclusiva de educação
              especial.


          Dimensão B: produção de políticas inclusivas
          Subseções da Dimensão B:
          •   desenvolvimento de escolas para todos;
          •   organização de apoio à diversidade.

          A Dimensão B inclui aspectos como:
          •   valorização profissional dos educadores;
          •   apoio aos novos estudantes e profissionais que ingressam na escola;
          •   democratização das decisões;
          •   acolhimento da matrícula dos estudantes do entorno da escola;





           28  Diretrizes Curriculares Maristas
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33