Page 28 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 28
Os Componentes do Índice para Inclusão são explicitados em três dimen-
sões, que serão detalhadas a seguir.
Dimensão A: construção de culturas inclusivas
Subseções da Dimensão A:
• construção de uma comunidade inclusiva;
• estabelecimento de valores inclusivos.
Esta dimensão considera aspectos como:
• sentimento de bem-estar para todos os estudantes;
• apoio mútuo entre os grupos da comunidade escolar;
• interação escola-comunidade;
• intercâmbio entre a escola, a comunidade local e o sistema educacional
mais amplo;
• remoção das barreiras à aprendizagem e à participação de todos os
estudantes;
• enfrentamento de práticas discriminatórias na escola;
• ênfase na diversidade escolar e adoção de política inclusiva de educação
especial.
Dimensão B: produção de políticas inclusivas
Subseções da Dimensão B:
• desenvolvimento de escolas para todos;
• organização de apoio à diversidade.
A Dimensão B inclui aspectos como:
• valorização profissional dos educadores;
• apoio aos novos estudantes e profissionais que ingressam na escola;
• democratização das decisões;
• acolhimento da matrícula dos estudantes do entorno da escola;
28 Diretrizes Curriculares Maristas