Page 30 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 30

•   aprender com as tentativas de superação de barreiras ao acesso e à par-
              ticipação de estudantes em particular para trazer mudanças benéficas
              aos estudantes em geral;
          •   conceber a diferença entre os estudantes como recursos de apoio à
              aprendizagem, em vez de problemas a serem superados;
          •   reconhecer o direito dos estudantes à educação em seu entorno;
          •   promover a melhoria da escola para estudantes e profissionais;
          •   enfatizar o papel da escola para construir a comunidade, desenvolver
              valores e crescer em realizações;
          •   estimular a relação escola-comunidade;
          •   reconhecer a inclusão escolar como parte da inclusão na sociedade.


          Esses indicadores de inclusão escolar têm como base uma concepção de
          escola centrada na comunidade, colaborativa, acessível, livre de barreiras e
          defensora de valores humanos fundamentais. Remetem ao entendimento
          de que a educação inclusiva deve começar no próprio órgão gestor, inte-
          grando o projeto político-pedagógico da escola e tornando os membros da
          comunidade escolar uma grande equipe de educadores comprometida com
          a educação dos estudantes e sua aprendizagem.
          5.3  Uma discussão global sobre educação inclusiva
          Em 2009, realizou-se em Salamanca-Espanha um evento promovido pela
          organização Inclusion International e pela Universidade de Salamanca.
          Apresentou-se nesse evento o Informe Mundial Sobre Educação Inclusiva
          (INCLUSION INTERNATIONAL, 2009), reunindo contribuições de
          familiares, autores, gestores, amigos e organizações de todo o mundo. Os
          relatos desses participantes permitiram examinar o estado da educação in-
          clusiva após 15 anos da Declaração de Salamanca. O estudo objetivou am-
          pliar esforços, em âmbito internacional, em favor da inclusão, com base no
          exame das informações obtidas nas regiões abrangidas e de seus resultados,
          conforme a visão dos grupos consultados.
          Verificou-se, entre os governos, que o conceito de educação inclusiva
          apresentava diferentes significados. Em um mesmo país, havia diferen-
          tes interpretações do termo entre estados, cidades e mesmo entre escolas.





           30  Diretrizes Curriculares Maristas
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35