Page 30 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• aprender com as tentativas de superação de barreiras ao acesso e à par-
ticipação de estudantes em particular para trazer mudanças benéficas
aos estudantes em geral;
• conceber a diferença entre os estudantes como recursos de apoio à
aprendizagem, em vez de problemas a serem superados;
• reconhecer o direito dos estudantes à educação em seu entorno;
• promover a melhoria da escola para estudantes e profissionais;
• enfatizar o papel da escola para construir a comunidade, desenvolver
valores e crescer em realizações;
• estimular a relação escola-comunidade;
• reconhecer a inclusão escolar como parte da inclusão na sociedade.
Esses indicadores de inclusão escolar têm como base uma concepção de
escola centrada na comunidade, colaborativa, acessível, livre de barreiras e
defensora de valores humanos fundamentais. Remetem ao entendimento
de que a educação inclusiva deve começar no próprio órgão gestor, inte-
grando o projeto político-pedagógico da escola e tornando os membros da
comunidade escolar uma grande equipe de educadores comprometida com
a educação dos estudantes e sua aprendizagem.
5.3 Uma discussão global sobre educação inclusiva
Em 2009, realizou-se em Salamanca-Espanha um evento promovido pela
organização Inclusion International e pela Universidade de Salamanca.
Apresentou-se nesse evento o Informe Mundial Sobre Educação Inclusiva
(INCLUSION INTERNATIONAL, 2009), reunindo contribuições de
familiares, autores, gestores, amigos e organizações de todo o mundo. Os
relatos desses participantes permitiram examinar o estado da educação in-
clusiva após 15 anos da Declaração de Salamanca. O estudo objetivou am-
pliar esforços, em âmbito internacional, em favor da inclusão, com base no
exame das informações obtidas nas regiões abrangidas e de seus resultados,
conforme a visão dos grupos consultados.
Verificou-se, entre os governos, que o conceito de educação inclusiva
apresentava diferentes significados. Em um mesmo país, havia diferen-
tes interpretações do termo entre estados, cidades e mesmo entre escolas.
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