Page 29 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 29

•   acessibilidade arquitetônica;
                    •   grupos de apoio à aprendizagem de todos os estudantes.


                    Dimensão C: desenvolvimento de práticas inclusivas
                    Subseções da Dimensão C:
                    •   mediação da aprendizagem;

                    •   mobilização de recursos.
                    A Dimensão C considera aspectos como:
                    •   qualidade do ensino oferecido aos estudantes;
                    •   participação na realização de atividades acessíveis à
                       compreensão de todos;
                    •   cooperação e respeito mútuo;
                    •   sistemas de apoio que facilitem a aprendizagem;
                    •   envolvimento dos estudantes nas atividades escolares.


                    É interessante considerar que o Índice para Inclusão dispensa o uso das
                    categorias necessidades educacionais especiais e condição educacional especial e
                    adota as noções de barreiras à aprendizagem, participação social e recursos de
                    apoio para responder à diversidade dos estudantes na escola (AINSCOW et
                    al., 2009).
                    Para Booth e Ainscow (2002, p. 3), a inclusão escolar caracteriza-se por:

                    •   valorizar igualmente estudantes e profissionais;
                    •   ampliar a participação dos estudantes e reduzir sua exclusão do currí-
                       culo e da comunidade e cultura escolar;
                    •   reestruturar culturas, políticas e práticas na escola de modo a respon-
                       der à diversidade dos estudantes;
                    •   reduzir barreiras à aprendizagem e participação de todos os estudantes,
                       não apenas as enfrentadas por aqueles com impedimentos ou categori-
                       zados como “tendo necessidades educacionais especiais”;






                                                                         29
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34