Page 29 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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• acessibilidade arquitetônica;
• grupos de apoio à aprendizagem de todos os estudantes.
Dimensão C: desenvolvimento de práticas inclusivas
Subseções da Dimensão C:
• mediação da aprendizagem;
• mobilização de recursos.
A Dimensão C considera aspectos como:
• qualidade do ensino oferecido aos estudantes;
• participação na realização de atividades acessíveis à
compreensão de todos;
• cooperação e respeito mútuo;
• sistemas de apoio que facilitem a aprendizagem;
• envolvimento dos estudantes nas atividades escolares.
É interessante considerar que o Índice para Inclusão dispensa o uso das
categorias necessidades educacionais especiais e condição educacional especial e
adota as noções de barreiras à aprendizagem, participação social e recursos de
apoio para responder à diversidade dos estudantes na escola (AINSCOW et
al., 2009).
Para Booth e Ainscow (2002, p. 3), a inclusão escolar caracteriza-se por:
• valorizar igualmente estudantes e profissionais;
• ampliar a participação dos estudantes e reduzir sua exclusão do currí-
culo e da comunidade e cultura escolar;
• reestruturar culturas, políticas e práticas na escola de modo a respon-
der à diversidade dos estudantes;
• reduzir barreiras à aprendizagem e participação de todos os estudantes,
não apenas as enfrentadas por aqueles com impedimentos ou categori-
zados como “tendo necessidades educacionais especiais”;
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