Page 27 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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A gestão da sala de aula é outro aspecto ressaltado por Rodrigues (2006),
                    inclusive quanto à composição da turma. A sala de aula inclusiva carac-
                    teriza-se pela oportunidade de acesso a vários e diferenciados grupos de
                    aprendizagens: grande grupo, grupos de projetos, trabalho em dupla etc.
                    Nesse sentido, incentiva o professor a olhar para a turma como um todo e
                    estar atento às diferenças, valorizando a participação de todos em todas as
                    oportunidades de aprendizagem curricular.
                    A partir dessas questões discutidas, o olhar volta-se para a necessidade de
                    identificar se uma escola está sendo ou não inclusiva ou se encontra-se a ca-
                    minho de tornar-se como tal. Nesse sentido, uma interessante inciativa foi
                    criada por Booth e Ainscow (2002) com reconhecimento de vários países,
                    inclusive em estudo no Brasil quanto a indicadores de inclusão escolar.
                    5.2.2   Indicadores de inclusão escolar

                    Considerando a escola como uma organização que se desenvolve, Booth e
                    Ainscow (2002) criaram o Índice para Inclusão. Trata-se de um instrumen-
                    to que produz indicadores capazes de apoiar o desenvolvimento inclusivo
                    das escolas, considerando três dimensões basilares: políticas, culturas e prá-
                    ticas inclusivas, como ilustrado na Figura 1.
















                                      Fonte: Booth e Ainscow (2002, p. 7).

                    Esse instrumento, autoaplicável pela comunidade escolar e circundante,
                    oferece oportunidade para uma visão de si mesma por parte da escola. Con-
                    tribui para o aprimoramento da instituição em termos de valores inclusivos
                    e para a identificação de barreiras à aprendizagem e participação dos estu-
                    dantes, visando a reduzi-las ou removê-las.





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