Page 22 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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à escola e ao seu compromisso no processo de ensino-aprendizagem de
              todos os estudantes, os sistemas educativos, em linhas gerais, manti-
              nham-se inalterados.
          •   Quinto período (1990 – dias atuais): iniciou-se após os anos 90 o pe-
              ríodo que inaugurou o movimento global de educação inclusiva, im-
              pulsionado por organismos e declarações internacionais. Destacou-se
              nessa fase a Declaração de Salamanca, que estabeleceu o princípio da
              educação inclusiva. Representou um marco histórico cujo objetivo
              principal foi promover a Educação para Todos de maneira integrada,
              declarando que “incluam todo mundo, reconheçam as diferenças, pro-
              movam a aprendizagem e atendam às necessidades de cada um”. Nessa
              perspectiva, as escolas foram estimuladas a tornarem-se espaços educa-
              tivos mais eficazes, orientadas por um novo paradigma que as desafiasse
              a desenvolver ações sobre necessidades educacionais especiais com polí-
              ticas, culturas e práticas inclusivas (BRASIL, 1994, p. 5).
          Nos últimos 20 anos, a busca pela escolarização inclusiva desencadeou-
          -se em muitos países, com a liderança da Organização das Nações Unidas
          (ONU). Em 2000, no Fórum Mundial de Educação, em Dakar, Senegal,
          os países representados decidiram em favor do Marco de Ação de Dakar,
          Educação para Todos: Cumprindo nossos Compromissos Coletivos, com os se-
          guintes objetivos educacionais a serem alcançados até 2015:
          1.  expandir e melhorar o cuidado e a educação da criança pequena, espe-
              cialmente das crianças mais vulneráveis e em maior desvantagem;
          2.  assegurar que todas as crianças, com ênfase especial nas meninas e
              crianças em circunstâncias difíceis, tenham acesso à educação pri-
              mária, obrigatória, gratuita e de boa qualidade até o ano 2015;

          3.  assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e
              adultos sejam atendidas pelo acesso equitativo à aprendizagem apro-
              priada, a habilidades para a vida e a programas de formação para a
              cidadania;
          4.  alcançar uma melhoria de 50% nos níveis de alfabetização de adultos
              até 2015, especialmente para as mulheres, e acesso equitativo à educa-
              ção básica e continuada para todos os adultos;
          5.  eliminar disparidades de gênero na educação primária e secundária
              até 2005 e alcançar a igualdade de gênero na educação até 2015, com




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