Page 18 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Parte II




          Educação



          inclusiva: aspectos


          históricos e legais









          5.  LEGISLAÇÃO E CONTEXTO HISTÓRICO DA
              EDUCAÇÃO INCLUSIVA
          A educação inclusiva insere-se no contexto mais amplo das discussões in-
          ternacionais que preconizam o direito da educação para todas as pessoas.
          Constitui um desafio global presente, quando milhões de crianças se encon-
          tram, em muitas partes do mundo, sem escolarização.
          5.1 Significados de educação inclusiva
          A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura-
          -UNESCO designa a educação inclusiva como
              […] uma forma dinâmica de responder positivamente à diversidade
              dos estudantes e de olhar para as diferenças individuais não como pro-
              blemas, mas como oportunidades para enriquecer a aprendizagem”.
              (2005, p. 9)
          A referida Organização define, ainda, a inclusão escolar como:
              […] um processo de atender e de dar resposta à diversidade de neces-
              sidades de todos os estudantes através de uma participação cada vez
              maior na aprendizagem, culturas e comunidades e reduzir a exclusão
              da educação e dentro da educação. (UNESCO, 2005, p. 10-11).






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