Page 18 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Parte II
Educação
inclusiva: aspectos
históricos e legais
5. LEGISLAÇÃO E CONTEXTO HISTÓRICO DA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A educação inclusiva insere-se no contexto mais amplo das discussões in-
ternacionais que preconizam o direito da educação para todas as pessoas.
Constitui um desafio global presente, quando milhões de crianças se encon-
tram, em muitas partes do mundo, sem escolarização.
5.1 Significados de educação inclusiva
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura-
-UNESCO designa a educação inclusiva como
[…] uma forma dinâmica de responder positivamente à diversidade
dos estudantes e de olhar para as diferenças individuais não como pro-
blemas, mas como oportunidades para enriquecer a aprendizagem”.
(2005, p. 9)
A referida Organização define, ainda, a inclusão escolar como:
[…] um processo de atender e de dar resposta à diversidade de neces-
sidades de todos os estudantes através de uma participação cada vez
maior na aprendizagem, culturas e comunidades e reduzir a exclusão
da educação e dentro da educação. (UNESCO, 2005, p. 10-11).
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