Page 16 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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acompanhamento das atividades curriculares. Tais dificuldades e/ou
              limitações são compreendidas em dois grupos: aquelas não vinculadas
              a uma causa orgânica específica e as relacionadas a condições, disfun-
              ções, limitações ou deficiências. Também são incluídos os educandos
              que apresentam dificuldades de comunicação e sinalização diferen-
              ciadas dos demais, demandando a utilização de linguagens e códigos
              aplicáveis, e com altas habilidades/superdotação, grande facilidade
              de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, pro-
              cedimentos, atitudes. A Política Nacional de Educação Especial na
              Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) circunscreve nessa
              categoria os estudantes com deficiência, com transtorno do espectro
              autista e com altas habilidades/superdotação.

          2.  Pessoas com deficiência: a Lei n. 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclu-
              são, no artigo 2º, define pessoa com deficiência como
                 […] aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza físi-
                 ca, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma
                 ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva
                 na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
                 (BRASIL, 2017a)

          3.  Deficiência intelectual: segundo a American Association on Intellectu-
              al and Developmental Disabilities,
                 A deficiência intelectual é caracterizada pela limitação significativa
                 no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, um
                 conjunto de habilidades conceituais, sociais e práticas. A deficiência
                 origina-se antes dos 18 anos de idade”. (AAIDD, 2010 p. 1)
          4.  Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento: segundo a
              Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação
              Inclusiva (BRASIL, 2008, p. 15),
                 […] são aqueles que apresentam alterações qualitativas das intera-
                 ções sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interes-
                 ses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.











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