Page 20 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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escolar (atitudes, valores e acessibilidade), nas políticas e nas práticas
              educativas.
          •   Inclusão social: focaliza a importância social da escola como espaço de
              produção e transmissão de conhecimentos, bem como de aprendiza-
              gem técnica e desenvolvimento de habilidades. Além disso, faz-se tam-
              bém um espaço capaz de modelar e transformar as comunidades. Sob
              essa perspectiva, relaciona-se a ausência de educação à exclusão social.
              A categorização anterior não é mutuamente excludente, mas organiza-
              da em ênfases. Desse modo, algumas características estão presentes em
              mais de uma das classificações. Outra categorização sobre formas de
              conceituar inclusão foi apresentada por Ainscow et al. (2006 citado por
              AINSCOW, 2009), com base em análise de tendências internacionais,
              como exposto a seguir.
              •   Inclusão referente à deficiência e à necessidade de educação es-
                 pecial. Os autores criticam o caráter reducionista dessa visão que
                 vincula o conceito de inclusão apenas a uma população escolar
                 específica, identificada com necessidades educacionais especiais.
                 Ressaltam o efeito da categorização no desenvolvimento de me-
                 canismos de exclusão e segregação dos estudantes, inclusive pelo
                 foco nas necessidades individuais e suas especificidades.
              •   Inclusão como resposta a exclusões disciplinares. Nesta con-
                 cepção, a inclusão está conectada ao mal comportamento dos
                 estudantes, ou seja, prevê a abertura do espaço educacional ao
                 atendimento de estudantes que apresentam comportamento dife-
                 renciado. A inclusão seria, portanto, vista como resposta à exclu-
                 são, formal ou informal, desses estudantes.

              •   Inclusão que diz respeito a todos os grupos vulneráveis à ex-
                 clusão. Esta perspectiva ressalta a superação de discriminação e
                 desvantagem quanto a grupos vulneráveis aos mecanismos de ex-
                 clusão da escola. Trata-se de uma visão de escola inclusiva associa-
                 da à inclusão-exclusão social.
              •   Inclusão como forma de promover escola para todos. Esta vi-
                 são defende a oferta de uma escola comum para todos os estudan-
                 tes para atender a uma comunidade socialmente diversificada.






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