Page 19 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação In-
                    clusiva conceitua educação inclusiva como:
                       [...] um paradigma educacional fundamentado na concepção de direi-
                       tos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indisso-
                       ciáveis, e que avança em relação à idéia de eqüidade formal ao contex-
                       tualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e
                       fora da escola. (BRASIL, 2008, p. 5)
                    Nessa concepção, a educação inclusiva extrapola a natureza reducionista de
                    simples colocação de estudantes com necessidades educacionais especiais
                    na escola comum. Em vez disso, implica o enfrentamento de mecanismos
                    de exclusão nas escolas e quaisquer formas de discriminação e preconceito
                    social e escolar.
                    O conceito de educação inclusiva é diferenciado em muitos países. Os múlti-
                    plos significados de inclusão escolar foram estudados por Dyson (2001) em
                    pesquisa de âmbito internacional, cujos conceitos são apresentados a seguir.
                    •   Acesso à matrícula na escola comum: acesso à escola e às classes regu-
                       lares. O foco desta visão é o lócus da escolarização, visando à igualdade
                       de oportunidades, inclusive para os que demandam apoios mais inten-
                       sos e contínuos. A exemplo da Argentina, esses países defendem, entre
                       outros: serviços complementares e apoios necessários; classes constitu-
                       ídas por estudantes na mesma faixa etária e escolas próximas às residên-
                       cias. O objetivo principal é preparar o estudante para a vida produtiva
                       como membro integrante da sociedade. Trata-se de uma posição que
                       não é aberta ao ponto de vista das pessoas com deficiência e de suas
                       famílias, nem aceita nos espaços escolares socialmente restritivos, como
                       escolas e classes especiais.

                    •   Perspectiva de  Educação  para Todos:  defende a perspectiva da
                       UNESCO representada na Declaração de Salamanca  (BRASIL,
                       1994), enfatizando as diferenças e a diversidade humana. Escolas in-
                       clusivas são aquelas capazes de educar a todos os estudantes, indistinta-
                       mente, na classe comum, defendendo-se a igualdade de oportunidades
                       e o enfrentamento da exclusão.
                    •   Participação: enfatiza a participação dos estudantes nos processos
                       educativos, considera os modos como são educados, enquanto mem-
                       bros integrantes da escola, e a observância dos direitos de acesso e apoio
                       às necessidades individuais. Ainda, considera as mudanças na cultura



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