Page 17 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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5. Estudantes com altas habilidades/superdotação: segundo a Política
Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva,
são aqueles que
[…] apresentam potencial elevado em qualquer uma das seguintes
áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança,
psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade,
envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de
seu interesse. (BRASIL, 2008, p. 15)
6. Síndrome: definida como um conjunto de sintomas e sinais que podem
ser apresentados em um determinado momento, podendo ser compre-
endida como uma situação patogênica. Uma mesma síndrome pode
estar presente em diferentes transtornos, assim como um determinado
transtorno pode apresentar diferentes síndromes ao longo do tempo.
7. Transtorno: termo utilizado para indicar a existência de um conjunto
de sintomas ou comportamentos com início no decorrer da infância
ocasionado por um comprometimento ou atraso no desenvolvimento
de funções relacionadas à maturação biológica do Sistema Nervoso
Central (SNC).
8. Transtorno mental: a Associação Psiquiátrica Americana (APA, 2014,
p. 20) define essa expressão como
[…] síndrome caracterizada por perturbações clinicamente sig-
nificativas, na cognição, na regulação emocional ou no compor-
tamento do indivíduo que reflete uma disfunção nos processos
psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao
funcionamento mental.
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