Page 17 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
P. 17

5.  Estudantes com altas habilidades/superdotação: segundo a Política
                       Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva,
                       são aqueles que
                          […] apresentam potencial elevado em qualquer uma das seguintes
                          áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança,
                          psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade,
                          envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de
                          seu interesse. (BRASIL, 2008, p. 15)

                    6.  Síndrome: definida como um conjunto de sintomas e sinais que podem
                       ser apresentados em um determinado momento, podendo ser compre-
                       endida como uma situação patogênica. Uma mesma síndrome pode
                       estar presente em diferentes transtornos, assim como um determinado
                       transtorno pode apresentar diferentes síndromes ao longo do tempo.
                    7.  Transtorno: termo utilizado para indicar a existência de um conjunto
                       de sintomas ou comportamentos com início no decorrer da infância
                       ocasionado por um comprometimento ou atraso no desenvolvimento
                       de funções relacionadas à maturação biológica do Sistema Nervoso
                       Central (SNC).
                    8.  Transtorno mental: a Associação Psiquiátrica Americana (APA, 2014,
                       p. 20) define essa expressão como

                          […] síndrome caracterizada por perturbações clinicamente sig-
                          nificativas, na cognição, na regulação emocional ou no compor-
                          tamento do indivíduo que reflete uma disfunção nos processos
                          psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao
                          funcionamento mental.




















                                                                         17
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22