Page 12 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Apresentação
A Província Marista Brasil Centro-Norte reconhece sua função social de
instituição educativa que integra na pedagogia a formação afetiva, ética,
política, cognitiva e religiosa, bem como propõe uma educação evangeliza-
dora que, de acordo com seus princípios e a Missão Institucional, valoriza
a inclusão escolar de educandos com necessidades educacionais especiais.
“Nosso fundador, Marcelino Champagnat, iniciou um trabalho dirigido
a crianças, adolescentes e jovens por meio da educação, considerando as-
pectos relativos às suas identidades e necessidades individuais” (UNIÃO
MARISTA BRASIL, 2010, p. 42).
Os princípios da educação marista se consolidam na perspectiva da educa-
ção inclusiva ao “contemplar uma interligação entre as diferentes dimen-
sões da pessoa, incluindo a dimensão espiritual, considerando a integralida-
de e a inteireza dos sujeitos da educação em movimento, que harmoniza fé,
cultura e vida” (UNIÃO MARISTA BRASIL, 2010, p. 43).
Nessa perspectiva, a Província Marista Brasil Centro-Norte posiciona-se
como instituição de educação inclusiva que compreende a importância
do papel da escola como espaçotempo de formação e considera a individu-
alidade do sujeito, a diversidade, a diferença, o respeito, a solidariedade, a
promoção de relações justas, os conhecimentos, o currículo, as tecnologias
e as linguagens.
12 Diretrizes Curriculares Maristas