Page 10 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Prefácio
Os caminhos percorridos pela Educação Inclusiva foram permeados por
inúmeros desafios. Seu propósito é garantir o direito à escola regular para
aqueles que apresentam necessidades educacionais especiais. Deixamos
para trás a perspectiva da escola especial, que por muito tempo atuou como
um modelo educacional exclusivamente voltado para quem não pode estar
na escola, atuando paralelamente ao sistema regular de ensino, e chegamos
ao modelo onde a escola deverá ser inclusiva para todos.
O conceito de escola inclusiva validado pela Declaração de Salamanca
(UNESCO,1994) e aceito pelo Brasil através das Diretrizes Curriculares
Nacionais para Educação Especial (MEC-SEESP, 1998) sinaliza os rumos
que as instituições de ensino devem seguir. Seu objetivo é garantir uma ação
pedagógica acolhedora e humanizada, considerando as especificidades de
cada indivíduo.
Em consonância com este movimento, a Província Marista Brasil Centro-
-Norte publicou em 2014 o primeiro volume das Diretrizes Curriculares
Maristas - Educação Inclusiva. Além de nortear a prática docente, a atuação
de coordenadores, orientadores e gestores, e profissionais que façam parte
da comunidade escolar, buscou-se garantir aos estudantes com necessidades
educacionais especiais o direito ao pleno desenvolvimento de seus poten-
ciais, através de uma conduta pedagógica pautada em valores inclusivos.
10 Diretrizes Curriculares Maristas