Page 10 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Prefácio
























          Os caminhos percorridos pela Educação Inclusiva foram permeados por
          inúmeros desafios. Seu propósito é garantir o direito à escola regular para
          aqueles que apresentam necessidades educacionais especiais. Deixamos
          para trás a perspectiva da escola especial, que por muito tempo atuou como
          um modelo educacional exclusivamente voltado para quem não pode estar
          na escola, atuando paralelamente ao sistema regular de ensino, e chegamos
          ao modelo onde a escola deverá ser inclusiva para todos.
          O conceito de escola inclusiva validado pela Declaração de Salamanca
          (UNESCO,1994) e aceito pelo Brasil através das Diretrizes Curriculares
          Nacionais para Educação Especial (MEC-SEESP, 1998) sinaliza os rumos
          que as instituições de ensino devem seguir. Seu objetivo é garantir uma ação
          pedagógica acolhedora e humanizada, considerando as especificidades de
          cada indivíduo.
          Em consonância com este movimento, a Província Marista Brasil Centro-
          -Norte publicou em 2014 o primeiro volume das Diretrizes Curriculares
          Maristas - Educação Inclusiva. Além de nortear a prática docente, a atuação
          de coordenadores, orientadores e gestores, e profissionais que façam parte
          da comunidade escolar, buscou-se garantir aos estudantes com necessidades
          educacionais especiais o direito ao pleno desenvolvimento de seus poten-
          ciais, através de uma conduta pedagógica pautada em valores inclusivos.





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