Page 6 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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sumário 8.3.1 Adequações curriculares
de pequeno porte 46
8.3.2 Adequações curriculares
de grande porte 50
8.4 Bases legais da diferenciação curricular e
perspectivas para sua aplicação 53
9. avaliação na perspectiva
da educação inclusiva 54
prefácio 10
9.1 Avaliação das necessidades educacionais
apresentação 13 específicas dos estudantes na classe inclusiva 59
parte i – pessoas e inserções teóricas 14 10. atendimento
educacional especializado 68
1. público-alvo 14
11. plano educacional
2. finalidades e objetivos 14
individualizado (pei) 70
3. pressupostos filosóficos e axiológicos 15
11.1 Fundamentos e pressupostos do pei 72
4. revisão conceitual 15
11.2 Público-alvo para elaboração do pei 73
parte ii – educação inclusiva: aspectos 11.3 Formulação do pei 73
históricos e legais 18
5. legislação e contexto histórico da 11.4 Definição dos objetivos 74
educação inclusiva 18 11.5 Atividades propostas 74
5.1 Significados de educação inclusiva 18 11.6 Recursos materiais 75
5.2 Uma passagem pela história 11.7 O pei como recurso para
da educação inclusiva 21 o processo de avaliação 75
5.2.1 Uma discussão internacional 23 parte iv – práticas educacionais na
perspectiva de classes inclusivas – tópico 77
5.2.2 Indicadores de inclusão escolar 27
12. classe inclusiva: uma aula para todos 77
5.3 Uma discussão global sobre
educação inclusiva 30 12.1 Classe inclusiva e estudantes com
parte iii – organização pedagógica na deficiência visual (dv) 77
perspectiva inclusiva 33 12.1.1 Categorização da deficiência visual e
gestão do currículo na classe inclusiva 78
6. o papel da escola, do educador e da
família na educação inclusiva 33 ` O estudante cego 79
7. critérios de estudantes por sala 37 12.1.1.2 O estudante com baixa visão 79
8. diferenciação curricular 39 12.1.2 Atendimento educacional
especializado (aee) 83
8.1 Diferenciação curricular baseada
em aulas inclusivas 43 12.1.3 Algumas fontes para ampliar a pesquisa
sobre estudantes cegos e com baixa visão 84
8.2 Diferenciação curricular baseada na
pedagogia da diferenciação 45 12.2 Classe inclusiva e estudantes com
8.3 Adequações curriculares 46 deficiência auditiva (da) 85