Page 14 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Parte I
Pessoas
e inserções
teóricas
1. PÚBLICO-ALVO
As Diretrizes Curriculares Maristas têm como foco contribuir com a atua-
ção de docentes, coordenadores e gestores para atendimento de educandos
com necessidades educacionais especiais, definidos como aqueles que apre-
sentam deficiência, superdotação/altas habilidades e transtornos globais do
desenvolvimento, segundo a Lei Brasileira de Inclusão e as demais normati-
vas legais referentes ao tema.
2. FINALIDADES E OBJETIVOS
Estas diretrizes adotam as finalidades da educação preconizadas na Cons-
tituição da República Federativa do Brasil de 1988 (BRASIL, 2010): o
desenvolvimento integral dos educandos, seu preparo para o exercício da
cidadania e sua qualificação para o trabalho. Nesse sentido, tem os objetivos
elencados a seguir.
1. Promover o desenvolvimento das potencialidades do educando com
necessidades educacionais especiais, mediante ações integradas, de
modo a contribuir para sua autonomia e qualidade de vida.
2. Promover ações que possibilitem a inclusão escolar, mediante acessibi-
lidade plena, na perspectiva da diversidade humana e do enfrentamen-
to da discriminação e do preconceito.
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