Page 14 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Parte I




          Pessoas


          e inserções


          teóricas










          1.  PÚBLICO-ALVO
          As Diretrizes Curriculares Maristas têm como foco contribuir com a atua-
          ção de docentes, coordenadores e gestores para atendimento de educandos
          com necessidades educacionais especiais, definidos como aqueles que apre-
          sentam deficiência, superdotação/altas habilidades e transtornos globais do
          desenvolvimento, segundo a Lei Brasileira de Inclusão e as demais normati-
          vas legais referentes ao tema.



          2.  FINALIDADES E OBJETIVOS
          Estas diretrizes adotam as finalidades da educação preconizadas na Cons-
          tituição da República Federativa do Brasil de 1988 (BRASIL, 2010): o
          desenvolvimento integral dos educandos, seu preparo para o exercício da
          cidadania e sua qualificação para o trabalho. Nesse sentido, tem os objetivos
          elencados a seguir.
          1.  Promover o desenvolvimento das potencialidades do educando com
              necessidades educacionais especiais, mediante ações integradas, de
              modo a contribuir para sua autonomia e qualidade de vida.
          2.  Promover ações que possibilitem a inclusão escolar, mediante acessibi-
              lidade plena, na perspectiva da diversidade humana e do enfrentamen-
              to da discriminação e do preconceito.


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