Page 13 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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Compreendemos que, para além do contexto escolar, é fundamental para
o desenvolvimento do educando o acompanhamento individualizado por
profissionais multidisciplinares clínicos que contribuam para o seu desen-
volvimento cognitivo, comportamental e psicológico. Além disso, conside-
ramos aspecto fundamental para a formação integral dos sujeitos a partici-
pação da família como instituição de formação social e cultural.
Nesse sentido, a concepção Marista visa tornar a escola um ambiente onde
o educando tenha condições de desenvolver suas potencialidades. Assim,
atuamos com base nas seguintes perspectivas: formar as equipes técnicas,
os docentes e os gestores, a fim de ampliar e aprimorar nossas práticas pe-
dagógicas junto aos educandos que apresentam necessidade educacional
especial; ofertar adequação curricular diante das necessidades específicas e
da potencialidade de cada estudante; utilizar as tecnologias assistivas em fa-
vor do desenvolvimento das habilidades funcionais dos estudantes; garantir
a acessibilidade física e mobiliária, ao promover a eliminação de barreiras
arquitetônicas e ao possibilitar a melhor locomoção, o deslocamento, a
segurança e a utilização dos espaços escolares.
A Gerência Socioeducacional da Província Marista Brasil Centro-Norte
apresenta a segunda edição da Inclusão escolar de estudantes com necessi-
dades educacionais especiais. Nesse contexto, em continuidade da proposta
de formação e desenvolvimento de nossa equipe pedagógica, visa aprimorar
nossas ações, nossos projetos e nossas atividades inclusivas, além de privi-
legiar a qualificação do processo de ensino, no pleno desenvolvimento e
aprendizagem a todos os educandos.
Desejamos, dessa maneira, que este documento fortaleça as práticas inclu-
sivas das unidades socioeducacionais da Província Marista Brasil Centro-
-Norte!
Jefferson Luiz Clemente de Oliveira
gerente socioeducacional
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