Page 23 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Edição II
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enfoque na garantia do acesso e do desempenho pleno e equitativo de
                       meninas na educação básica de boa qualidade;
                    6.  melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar
                       excelência para todos, de forma a garantir a todos resultados reconhe-
                       cidos e mensuráveis, especialmente na alfabetização, na matemática
                       e em habilidades essenciais à vida. [Grifo do autor] [tradução livre].
                       (UNESCO, 2016a, p. 8-9)
                    No final do ano 2015, a comunidade internacional discutiu a impor-
                    tância  da  educação  na  agenda  internacional  pós-2015  em  face  desses
                    propósitos (UNESCO, 2016b). Como resultado, um objetivo global
                    foi estabelecido para a educação na agenda futura de desenvolvimento:
                    “Assegurar educação equitativa de qualidade e aprendizagem ao longo da
                    vida para todos até 2030”, visando a “alcançar sociedades justas, inclusivas,
                    pacíficas e sustentáveis.” Para isso, os princípios básicos de acesso, equidade
                    e qualidade da educação serão adotados nesse período. Enquanto isso, a
                    Unesco estará monitorando os avanços na educação por meio de pesquisas
                    e debates internacionais.
                    5.2.1  Uma discussão internacional
                    A busca pela escola inclusiva tornou-se, portanto, uma motivação global,
                    incentivada pela Organização das Nações Unidas. Tem revelado diferentes
                    concepções, práticas e dificuldades a superar para o alcance da meta da inclu-
                    são plena — o que significa transformar a escola comum e ampliar sua capa-
                    cidade de dar respostas educacionais efetivas a todos os estudantes (AINS-
                    COW; DYSON; WEINER, 2013). A revisão da literatura internacional
                    realizada por esses autores revela a complexidade do processo e as incertezas
                    acerca da inclusão escolar, das quais algumas serão discutidas a seguir.

                    •   A população identificada com necessidades educacionais especiais.
                       Há variações quanto à definição do público considerado com necessi-
                       dades educacionais especiais. Este ampliou-se de modo a abarcar uma
                       gama de situações, como impedimentos de natureza intelectual, física,
                       sensorial e mental, segundo a Convenção Internacional da ONU, que
                       integra a Constituição da República Federativa do Brasil (2010) com
                       status de emenda constitucional, inclusive contemplando os “impe-
                       dimentos mais severos, complexos e com várias formas de autismo”
                       (AINSCOW; DYSON; WEINER, 2013, p. 14). Estes últimos não
                       eram antes indicados para escolas comuns, mas hoje desafiam os siste-




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