Page 93 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Síndrome de Asperger 2
A Síndrome de Asperger é uma disfunção neurobiológica do espectro do
autista, que afeta o modo como a pessoa se comunica e se relaciona com
o outro. A síndrome caracteriza-se por dificuldades na comunicação,
relacionamento social e pensamento abstrato. Normalmente, crianças e
adolescentes que possuem a síndrome não apresentam problemas
de linguagem, comuns a outras formas de autismo. Suas falas são mais
fluentes e as dificuldades de aprendizagem, nesse sentido, não são tão
marcantes. A ansiedade e a depressão também podem estar associadas à
síndrome.
A síndrome de Asperger está relacionada com o autismo, diferenciando-se
deste por não comportar nenhum comprometimento no desenvolvimento
cognitivo ou de linguagem. Comumente, não apresentam os clássicos
atrasos no desenvolvimento, o que pode gerar diagnóstico tardio. Nesses
casos, a síndrome se manifesta de forma mais aparente, em média, “por
volta dos 06 anos quando as interações sociais e afetivas se tornam mais
frequentes e ocorrem de modo imperativo” (CAMARGOS e col., 2013. p. 41).
De acordo com Camargos (2013), a síndrome de Asperger também pode
acarretar em prejuízos na área de interação interpessoal, na comunicação
e no comportamento. Ocasiona interesses restritos e repetitivos. As pesso-
as com a síndrome podem apresentar dificuldade para decodificar sinais,
aparentemente evidentes, como perceber se uma pessoa está contente ou
triste pela expressão facial ou pelo tom de voz. Tal dificuldade pode origi-
nar problemas de comunicação e interação social.
Crianças com Síndrome de Asperger, na maioria dos casos, querem ser
sociáveis e estabelecer relações, mas em função de algumas características
tendem a isolar-se, porém, não necessariamente se preocupam com essa
questão. Podem querer ter mais amizades, mas não conseguem criar estra-
tégias para desenvolvê-las ou consolidá-las. Muitas vezes pela tendência da
linguagem podem aparentar pedância e formalidade, o que pode resultar
em afastamento dos colegas, para evitar excessiva exposição.
Na maioria dos casos, as crianças com Síndrome de Asperger apresentam
inteligência média ou a cima da média, além de uma excelente memória,
porém, demonstram dificuldades de aprendizagem no que corresponde a
2 Atualmente integra os Transtornos do Espectro Autista (APA, 2014).
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