Page 93 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Síndrome de Asperger  2

          A Síndrome de Asperger é uma disfunção neurobiológica do espectro do
          autista, que afeta o modo como a pessoa se comunica e se relaciona com
          o outro.  A síndrome caracteriza-se por dificuldades na comunicação,
          relacionamento social e pensamento abstrato. Normalmente, crianças e
          adolescentes que possuem a síndrome não apresentam problemas
          de linguagem, comuns a outras formas de autismo. Suas falas são mais
          fluentes e as dificuldades de aprendizagem, nesse sentido, não são tão
          marcantes. A ansiedade e a depressão também podem estar associadas à
          síndrome.
          A síndrome de Asperger está relacionada com o autismo, diferenciando-se
          deste por não comportar nenhum comprometimento no desenvolvimento
          cognitivo ou de linguagem. Comumente, não apresentam os clássicos
          atrasos no desenvolvimento, o que pode gerar diagnóstico tardio. Nesses
          casos, a síndrome se manifesta de forma mais aparente, em média, “por
          volta dos 06 anos quando as interações sociais e afetivas se tornam mais
          frequentes e ocorrem de modo imperativo” (CAMARGOS e col., 2013. p. 41).

          De acordo com Camargos (2013), a síndrome de Asperger também pode
          acarretar em prejuízos na área de interação interpessoal, na comunicação
          e no comportamento. Ocasiona interesses restritos e repetitivos. As pesso-
          as com a síndrome podem apresentar dificuldade para decodificar sinais,
          aparentemente evidentes, como perceber se uma pessoa está contente ou
          triste pela expressão facial ou pelo tom de voz. Tal dificuldade pode origi-
          nar problemas de comunicação e interação social.
          Crianças com Síndrome de Asperger, na maioria dos casos, querem ser
          sociáveis e estabelecer relações, mas em função de algumas características
          tendem a isolar-se, porém, não necessariamente se preocupam com essa
          questão. Podem querer ter mais amizades, mas não conseguem criar estra-
          tégias para desenvolvê-las ou consolidá-las. Muitas vezes pela tendência da
          linguagem podem aparentar pedância e formalidade, o que pode resultar
          em afastamento dos colegas, para evitar excessiva exposição.
          Na maioria dos casos, as crianças com Síndrome de Asperger apresentam
          inteligência média ou a cima da média, além de uma excelente memória,
          porém, demonstram dificuldades de aprendizagem no que corresponde a

          2 Atualmente integra os Transtornos do Espectro Autista (APA, 2014).



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