Page 95 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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•  Repita o mesmo comando, até perceber que o estudante compreendeu
             com clareza;
          •  Se a criança/adolescente insistir em abordar o mesmo assunto, tente
             desviar a atenção para outro assunto, sem agir de forma ríspida;
          •  Utilize figuras e esquemas para tornar a aula mais atrativa;
          •  Tenha paciência e permita que o estudante conclua seu pensamento.
             Quando se é interrompido a tendência é de que se inicie toda a fala. Tal
             situação pode desencadear excessiva ansiedade;
          •  Não force a criança a manter contato visual diretamente.

                                                Ampliando sua pesquisa
               APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Aspeger - www.apsa.org.pt
              Filme: Adam. Direção: Max Mayer. Comédia/Romance. Fox Filmes: EUA.
                                                 2009. Duração: 99 min.
          Síndrome de Machado de Joseph
          A síndrome Machado-Joseph, também conhecida como ataxia espino-
          cerebelar do tipo 3, é uma doença crônica hereditariamente dominante,
          geneticamente rara e prioritariamente neurológica que afeta o sistema
          nervoso. A principal área do cérebro afetada é o cerebelo (responsável pela
          coordenação motora). A síndrome não tem cura, mas o acompanhamento
          clínico é fundamental para amenizar os sintomas, visto que estes se agra-
          vam com o passar do tempo. Geralmente, os sintomas se manifestam com
          maior intensidade na vida adulta.

          Os sintomas da ataxia estão relacionados à falta de equilíbrio e descoor-
          denação motora. Os principais sintomas estão relacionados à descoorde-
          nação da marcha, desequilíbrio, dificuldades de deglutição, disartria (di-
          ficuldade no nível da fala), visão dupla e embaçada, olhos protuberantes,
          rigidez dos membros e atrofia muscular.
          Inicialmente os sintomas se manifestam de maneira leve, intensificando
          com o passar dos anos. Os sintomas iniciais mais comuns são desequilí-
          brio e dificuldade para andar e segurar objetos, com a evolução da ataxia
          pode ocorrer alterações na fala e dificuldade engolir, além de distúrbios no
          sono e síndrome das pernas inquietas.
          Embora não haja comprometimento intelectual, quando manifestados os
          sintomas, as pessoas diagnosticadas com a síndrome, apresentam dificul-
          dades para se expressar pela fala, assim como, também podem apresentar




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