Page 95 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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• Repita o mesmo comando, até perceber que o estudante compreendeu
com clareza;
• Se a criança/adolescente insistir em abordar o mesmo assunto, tente
desviar a atenção para outro assunto, sem agir de forma ríspida;
• Utilize figuras e esquemas para tornar a aula mais atrativa;
• Tenha paciência e permita que o estudante conclua seu pensamento.
Quando se é interrompido a tendência é de que se inicie toda a fala. Tal
situação pode desencadear excessiva ansiedade;
• Não force a criança a manter contato visual diretamente.
Ampliando sua pesquisa
APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Aspeger - www.apsa.org.pt
Filme: Adam. Direção: Max Mayer. Comédia/Romance. Fox Filmes: EUA.
2009. Duração: 99 min.
Síndrome de Machado de Joseph
A síndrome Machado-Joseph, também conhecida como ataxia espino-
cerebelar do tipo 3, é uma doença crônica hereditariamente dominante,
geneticamente rara e prioritariamente neurológica que afeta o sistema
nervoso. A principal área do cérebro afetada é o cerebelo (responsável pela
coordenação motora). A síndrome não tem cura, mas o acompanhamento
clínico é fundamental para amenizar os sintomas, visto que estes se agra-
vam com o passar do tempo. Geralmente, os sintomas se manifestam com
maior intensidade na vida adulta.
Os sintomas da ataxia estão relacionados à falta de equilíbrio e descoor-
denação motora. Os principais sintomas estão relacionados à descoorde-
nação da marcha, desequilíbrio, dificuldades de deglutição, disartria (di-
ficuldade no nível da fala), visão dupla e embaçada, olhos protuberantes,
rigidez dos membros e atrofia muscular.
Inicialmente os sintomas se manifestam de maneira leve, intensificando
com o passar dos anos. Os sintomas iniciais mais comuns são desequilí-
brio e dificuldade para andar e segurar objetos, com a evolução da ataxia
pode ocorrer alterações na fala e dificuldade engolir, além de distúrbios no
sono e síndrome das pernas inquietas.
Embora não haja comprometimento intelectual, quando manifestados os
sintomas, as pessoas diagnosticadas com a síndrome, apresentam dificul-
dades para se expressar pela fala, assim como, também podem apresentar
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