Page 92 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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•  Ofereça atividades para o fortalecimento do pulso e dedos, como
                      desenhar, separar, cortar, apertar e construir podem auxiliar no processo
                      de escrita;
                    •  Propor exercícios extras, orientação e encorajamento que contribuam
                      para prática certamente irão auxiliar no desenvolvimento das habilidades;
                    •  Dê mais tempo para o processamento da linguagem e da resposta, escute-o
                      com atenção para melhor entendimento;
                    •  Encoraje as crianças a falar além das palavras monossilábicas. Permita
                      que eles leiam a informação a ser dada;
                    •  Explique sobre a grade horária, as rotinas e regras da escola, sempre que
                      houver alguma mudança informe o estudante com antecedência. Pode-se
                      manter o planejamento do dia ou da semana em um mural acessível
                      dentro da sala de aula;

                    •  Sempre que possível organize as crianças em grupos tendo como
                      objetivo estimular a colaboração e a integração entre todos os alunos
                      da turma.
                    Não se pode determinar o quanto o estudante com Síndrome de Down
                    irá aprender, tampouco, o seu limite de desenvolvimento, cabe ao
                    ambiente escolar atender as necessidades desse estudante, dentro de suas
                    possibilidades. Precisamos compreender que a criança/adolescente com
                    Síndrome de Down deve se matricular na escola e a esta cabe incentivar
                    suas potencialidades. Ressalta-se que estas crianças têm total potencial de
                    serem alfabetizadas, apenas, seu tempo de aprendizado precisa ser maior.

                    Nesse contexto, é preciso que a escola e o professor respeitem o ritmo da
                    criança e promovam ações de inclusão com todo o grupo escolar. Lembre-se
                    que estas crianças precisam de um ambiente amoroso, estimulante e de
                    outros esforços educacionais, assim como, todas as crianças que fazem
                    parte do nosso ambiente escolar.



                                                          Ampliando sua pesquisa
                                        Movimento Down - www.movimentodown.org.br;
                            PortalSíndrome de Down - http://www.portalsindromededown.com;
                     Filme: Do luto à luta. Direção e roteiro de Evaldo Macarzel. Produção de Leila
                                     Bourdoukan. Documentário. Dur. 75min. Brasil: 2005.




                                                               Volume1   91
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