Page 92 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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• Ofereça atividades para o fortalecimento do pulso e dedos, como
desenhar, separar, cortar, apertar e construir podem auxiliar no processo
de escrita;
• Propor exercícios extras, orientação e encorajamento que contribuam
para prática certamente irão auxiliar no desenvolvimento das habilidades;
• Dê mais tempo para o processamento da linguagem e da resposta, escute-o
com atenção para melhor entendimento;
• Encoraje as crianças a falar além das palavras monossilábicas. Permita
que eles leiam a informação a ser dada;
• Explique sobre a grade horária, as rotinas e regras da escola, sempre que
houver alguma mudança informe o estudante com antecedência. Pode-se
manter o planejamento do dia ou da semana em um mural acessível
dentro da sala de aula;
• Sempre que possível organize as crianças em grupos tendo como
objetivo estimular a colaboração e a integração entre todos os alunos
da turma.
Não se pode determinar o quanto o estudante com Síndrome de Down
irá aprender, tampouco, o seu limite de desenvolvimento, cabe ao
ambiente escolar atender as necessidades desse estudante, dentro de suas
possibilidades. Precisamos compreender que a criança/adolescente com
Síndrome de Down deve se matricular na escola e a esta cabe incentivar
suas potencialidades. Ressalta-se que estas crianças têm total potencial de
serem alfabetizadas, apenas, seu tempo de aprendizado precisa ser maior.
Nesse contexto, é preciso que a escola e o professor respeitem o ritmo da
criança e promovam ações de inclusão com todo o grupo escolar. Lembre-se
que estas crianças precisam de um ambiente amoroso, estimulante e de
outros esforços educacionais, assim como, todas as crianças que fazem
parte do nosso ambiente escolar.
Ampliando sua pesquisa
Movimento Down - www.movimentodown.org.br;
PortalSíndrome de Down - http://www.portalsindromededown.com;
Filme: Do luto à luta. Direção e roteiro de Evaldo Macarzel. Produção de Leila
Bourdoukan. Documentário. Dur. 75min. Brasil: 2005.
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