Page 90 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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constante contato com os pais, são imprescindíveis para melhor estímulo
                    das possibilidades cognitivas, além de auxiliar a criança no processo de
                    adaptação e convivência no ambiente escolar.
                                                          Ampliando sua pesquisa
                                              Associação Brasileira da Síndrome de Rett -
                                             http://www.abrete.org.br/sindrome_rett.php
                    Síndrome de Rett (legendado)-  http://www.youtube.com/watch?v=BuGs7hE5dig

                    Síndrome de Down
                    A Síndrome de Down, também conhecida como Trissomia 21, é uma
                    alteração genética originada em função da presença de um cromossomo
                    a mais, o par 21. Esta alteração afeta a condição do desenvolvimento do
                    indivíduo, originando algumas características físicas e cognitivas. As ca-
                    racterísticas físicas mais comuns são: olhos amendoados, maior propensão
                    a algumas doenças, hipotonia muscular e deficiência intelectual, podem
                    ser menores em tamanho e com desenvolvimento físico e mental mais
                    lento que de crianças da mesma idade.
                    É importante observar que no processo cognitivo alguns fatores podem
                    ser inibidores para a aquisição da aprendizagem: desenvolvimento tardio
                    das habilidades motoras (grossa/fina); dificuldade de audição e visão, difi-
                    culdade no discurso e na linguagem, déficit de memória auditiva recente;
                    capacidade de concentração mais curta; dificuldade com consolidação e
                    retenção de conteúdo; dificuldade em seguir sequências, com generaliza-
                    ções, pensamento abstrato e raciocínio. A intensidade de cada um desses
                    fatores varia consideravelmente de pessoa para pessoa.
                    A Síndrome não deve ser encarada como uma doença, mas como uma
                    condição da pessoa, associada a algumas questões para as quais devemos
                    ficar atentos. Toda criança com Síndrome de Down, em algum momen-
                    to, apresentará algum grau de dificuldade na aprendizagem, seja de leve
                    a severo. Em geral, se desenvolvem mais devagar do que as crianças da
                    mesma faixa etária, muitas vezes sendo necessário mais tempo para seu
                    desenvolvimento.

                    Na maioria dos casos, ocorrem dificuldades de fala e de linguagem que
                    podem necessitar, ou não, de atendimento específico, tal como um fono-
                    audiólogo. Esse atraso na linguagem é ocasionado por uma combinação
                    de fatores, desde físicos e cognitivos a dificuldades de percepção.




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