Page 90 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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constante contato com os pais, são imprescindíveis para melhor estímulo
das possibilidades cognitivas, além de auxiliar a criança no processo de
adaptação e convivência no ambiente escolar.
Ampliando sua pesquisa
Associação Brasileira da Síndrome de Rett -
http://www.abrete.org.br/sindrome_rett.php
Síndrome de Rett (legendado)- http://www.youtube.com/watch?v=BuGs7hE5dig
Síndrome de Down
A Síndrome de Down, também conhecida como Trissomia 21, é uma
alteração genética originada em função da presença de um cromossomo
a mais, o par 21. Esta alteração afeta a condição do desenvolvimento do
indivíduo, originando algumas características físicas e cognitivas. As ca-
racterísticas físicas mais comuns são: olhos amendoados, maior propensão
a algumas doenças, hipotonia muscular e deficiência intelectual, podem
ser menores em tamanho e com desenvolvimento físico e mental mais
lento que de crianças da mesma idade.
É importante observar que no processo cognitivo alguns fatores podem
ser inibidores para a aquisição da aprendizagem: desenvolvimento tardio
das habilidades motoras (grossa/fina); dificuldade de audição e visão, difi-
culdade no discurso e na linguagem, déficit de memória auditiva recente;
capacidade de concentração mais curta; dificuldade com consolidação e
retenção de conteúdo; dificuldade em seguir sequências, com generaliza-
ções, pensamento abstrato e raciocínio. A intensidade de cada um desses
fatores varia consideravelmente de pessoa para pessoa.
A Síndrome não deve ser encarada como uma doença, mas como uma
condição da pessoa, associada a algumas questões para as quais devemos
ficar atentos. Toda criança com Síndrome de Down, em algum momen-
to, apresentará algum grau de dificuldade na aprendizagem, seja de leve
a severo. Em geral, se desenvolvem mais devagar do que as crianças da
mesma faixa etária, muitas vezes sendo necessário mais tempo para seu
desenvolvimento.
Na maioria dos casos, ocorrem dificuldades de fala e de linguagem que
podem necessitar, ou não, de atendimento específico, tal como um fono-
audiólogo. Esse atraso na linguagem é ocasionado por uma combinação
de fatores, desde físicos e cognitivos a dificuldades de percepção.
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