Page 86 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
P. 86

e grossa; habilidades musicais e coordenação espaçotemporal. Enquanto
                    práticas em sala de aula, o educador pode auxiliar a minimizar os problemas
                    de aprendizagem ocasionados em função da síndrome, com práticas
                    alternativas e motivadoras.

                    Possibilidades:
                    •  Mantenha a luz natural da sala de aula pelo maior tempo possível, as
                      lâmpadas podem causar maior desconforto para as crianças;
                    •  Não mantenha a criança sentada abaixo das lâmpadas, procure um lugar
                      onde a luz não seja projetada diretamente;

                    •  Reduza ao máximo as atividades que necessitem de projeções, como
                      datashow ou retroprojetores, a iluminação advinda da projeção
                      dificultará a leitura e o acompanhamento da atividade;
                    •  Evite utilizar no ambiente da sala de aula, exposição de desenhos e
                      figuras como papel de parede. Os desenhos podem causar uma fadiga
                      visual em função das distorções visuais;

                    •  No uso do computador recomende que o educando diminua o contraste
                      e o brilho da tela;
                    •  Procure preparar atividades de leitura e escrita com papéis de fundo
                      colorido, sempre que possível;
                    •  Indique sempre para que seu estudante utilize o livro e o caderno de
                      frente para o rosto e não de lado, essa prática auxiliará a evitar o rápido
                      cansaço que pode se manifestar na leitura e na escrita;

                    •  Se possível, converse com a escola sobre a possibilidade de utilizar
                      lousas escuras na sala ao invés de brancas. A mudança deixará a leitura
                      mais confortável;
                    •  Procure dividir o quadro ou atividades de textos longos em colunas
                      ao invés de utilizar toda a largura da lousa, a escrita extensa dificulta a
                      compreensão sobre o que se lê. Essa ação auxiliará a evitar as distorções
                      e embaralho na leitura;
                    •  Não exija que o educando acompanhe a cópia do quadro, sempre que
                      julgar necessário, permita que posteriormente ele copie a atividade do
                      caderno de um colega;




                                                               Volume1   85
   81   82   83   84   85   86   87   88   89   90   91