Page 86 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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e grossa; habilidades musicais e coordenação espaçotemporal. Enquanto
práticas em sala de aula, o educador pode auxiliar a minimizar os problemas
de aprendizagem ocasionados em função da síndrome, com práticas
alternativas e motivadoras.
Possibilidades:
• Mantenha a luz natural da sala de aula pelo maior tempo possível, as
lâmpadas podem causar maior desconforto para as crianças;
• Não mantenha a criança sentada abaixo das lâmpadas, procure um lugar
onde a luz não seja projetada diretamente;
• Reduza ao máximo as atividades que necessitem de projeções, como
datashow ou retroprojetores, a iluminação advinda da projeção
dificultará a leitura e o acompanhamento da atividade;
• Evite utilizar no ambiente da sala de aula, exposição de desenhos e
figuras como papel de parede. Os desenhos podem causar uma fadiga
visual em função das distorções visuais;
• No uso do computador recomende que o educando diminua o contraste
e o brilho da tela;
• Procure preparar atividades de leitura e escrita com papéis de fundo
colorido, sempre que possível;
• Indique sempre para que seu estudante utilize o livro e o caderno de
frente para o rosto e não de lado, essa prática auxiliará a evitar o rápido
cansaço que pode se manifestar na leitura e na escrita;
• Se possível, converse com a escola sobre a possibilidade de utilizar
lousas escuras na sala ao invés de brancas. A mudança deixará a leitura
mais confortável;
• Procure dividir o quadro ou atividades de textos longos em colunas
ao invés de utilizar toda a largura da lousa, a escrita extensa dificulta a
compreensão sobre o que se lê. Essa ação auxiliará a evitar as distorções
e embaralho na leitura;
• Não exija que o educando acompanhe a cópia do quadro, sempre que
julgar necessário, permita que posteriormente ele copie a atividade do
caderno de um colega;
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