Page 87 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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• Quando necessário, possibilite que o educando realize avaliações orais e
acompanhe sua evolução de aprendizagem. Essa estratégia é apenas para
algumas ocasiões, o que não implica em abandonar a avaliação de escrita
e linguagem, mas criar novas oportunidades de avaliar a aprendizagem;
• Acompanhe o tratamento de seu educando e converse com os colegas
de turma de modo que compreendam as necessidades específicas dos
colegas no intuito de facilitar as relações;
• Incentive-o a usar uma régua ou marcador para acompanhar o texto
facilitando a continuidade da leitura;
• Permita que o educando faça uma pausa após tarefas de maior esforço visual;
• Incentive seu educando a ler e participar de atividades esportivas,
motive-o!
Ampliando sua pesquisa:
Síndrome de Irlen - http://irlenbrasil.com.br
Fundação Hospital dos Olhos - http://xxiidarv.fundacaoholhos.com.br/novo/
Síndrome de Rett 1
A síndrome de Rett é uma desordem do desenvolvimento neurológico,
sendo uma anomalia localizada no gene MECP2, localizada no cromos-
somo X. Apresenta maior incidência em meninas. Cabe acrescentar que
a síndrome corresponde a um Transtorno Global do Desenvolvimento e
representa uma das principais causas de deficiência múltiplas em meni-
nas. Os sintomas se manifestam principalmente entre o 6º e o 18º mês
de vida. O diagnóstico é baseado na avaliação clínica do paciente e deve
ser feito por um profissional habilitado, como neurologistas e pediatras.
Geralmente, as crianças apresentam comportamento e desenvolvimento
normal até o primeiro ano de vida, a partir de então se inicia a apre-
sentação de sintomas de regressão de desenvolvimento. A criança já não
consegue pronunciar palavras anteriormente conhecidas, se torna mais
introspectiva, desinteressada, perde a capacidade de executar alguns mo-
vimentos o que acaba por acarretar sintomas como: ansiedade, irritação,
desenvolvimento de movimentos estereotipados com as mãos. Acrescen-
ta-se que a maioria das crianças acometidas pela síndrome não chegam
a adquirir a habilidade de fala, nos casos que adquirem essa habilidade
se perde com a evolução da síndrome. Outro sintoma característico está
relacionado ao comprometimento de funções cognitivas e motoras,
normalmente, em estado grave.
1 Atualmente integra os Transtornos do Espectro Autista (APA, 2014).
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