Page 87 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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•  Quando necessário, possibilite que o educando realize avaliações orais e
             acompanhe sua evolução de aprendizagem. Essa estratégia é apenas para
             algumas ocasiões, o que não implica em abandonar a avaliação de escrita
             e linguagem, mas criar novas oportunidades de avaliar a aprendizagem;
          •  Acompanhe o tratamento de seu educando e converse com os colegas
             de turma de modo que compreendam as necessidades específicas dos
             colegas no intuito de facilitar as relações;
          •  Incentive-o a usar uma régua ou marcador para acompanhar o texto
             facilitando a continuidade da leitura;
          •  Permita que o educando faça uma pausa após tarefas de maior esforço visual;
          •  Incentive seu educando a ler e participar de atividades esportivas,
             motive-o!
                                                Ampliando sua pesquisa:
                                   Síndrome de Irlen - http://irlenbrasil.com.br
             Fundação Hospital dos Olhos - http://xxiidarv.fundacaoholhos.com.br/novo/

          Síndrome de Rett 1
          A síndrome de Rett é uma desordem do desenvolvimento neurológico,
          sendo uma anomalia localizada no gene MECP2, localizada no cromos-
          somo X. Apresenta maior incidência em meninas. Cabe acrescentar que
          a síndrome corresponde a um Transtorno Global do Desenvolvimento e
          representa uma das principais causas de deficiência múltiplas em meni-
          nas. Os sintomas se manifestam principalmente entre o 6º e o 18º mês
          de vida. O diagnóstico é baseado na avaliação clínica do paciente e deve
          ser feito por um profissional habilitado, como neurologistas e pediatras.
          Geralmente, as crianças apresentam comportamento e desenvolvimento
          normal até o primeiro ano de vida, a partir de então se inicia a apre-
          sentação de sintomas de regressão de desenvolvimento. A criança já não
          consegue pronunciar palavras anteriormente conhecidas, se torna mais
          introspectiva, desinteressada, perde a capacidade de executar alguns mo-
          vimentos o que acaba por acarretar sintomas como: ansiedade, irritação,
          desenvolvimento de movimentos estereotipados com as mãos. Acrescen-
          ta-se que a maioria das crianças acometidas pela síndrome não chegam
          a adquirir a habilidade de fala, nos casos que adquirem essa habilidade
          se perde com a evolução da síndrome. Outro sintoma característico está
          relacionado  ao  comprometimento  de  funções cognitivas  e  motoras,
          normalmente, em estado grave.

          1  Atualmente integra os Transtornos do Espectro Autista (APA, 2014).



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