Page 91 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Nesse contexto, cabe salientar que crianças/adolescentes com Síndrome
          de Down, apresentam habilidades receptivas mais desenvolvidas que as
          habilidades de expressão, ou seja, entendem mais do que conseguem ex-
          pressar.
          Significativas dificuldades de crianças com Síndrome de Down estão mais
          relacionadas ao seu nível de desenvolvimento do que de uma caracte-
          rística específica da síndrome. Os profissionais escolares precisam estar
          atentos ao comportamento da criança de modo que esta também obedeça
          às regras da escola. É preciso saber comparar comportamento imaturo de
          mau comportamento.

          Cabe  acrescentar  que  a  estimulação  precoce,  o  enriquecimento  do
          ambiente e o apoio e incentivo das pessoas são fundamentais para o
          desenvolvimento da criança com Síndrome de Down. Os educandos com
          síndrome têm total condição de aprender.
          Diante de todas as observações mencionadas cabe ao professor compre-
          ender a importância de rever algumas de suas práticas, de modo a favo-
          recer o processo de desenvolvimento social e cognitivo destas crianças,
          entretanto, essas crianças devem ser tratadas com naturalidade, respeito,
          atenção e regras como qualquer outra criança.

          Possibilidades:
          •  Respeite o ritmo do estudante sem maiores imposições;
          •  Não o trate de forma infantilizada;
          •  Estimule-o a praticar esportes, como a natação, para auxiliá-lo em sua
             condição motora;
          •  Em atividades que estimulem a fala, peça que o educando conte histórias
             ou aborde aspectos interessantes de sua vida familiar;
          •  Utilize fotos de familiares para estimular a fala e a memória visual;
          •  Após os demais estudantes responderem sobre uma questão, repita a
             resposta em voz alta, seja de outra forma ou com as mesmas palavras, no
             intuito de garantir a compreensão do educando;
          •  Sempre que possível utilize atividades e materiais multissensoriais para
             contribuir com sua prática;
          •  O estudante com Síndrome de Down tem maior facilidade de aprender
             um vocabulário novo do que as regras gramaticais, atividades direciona-
             das para compreensão do conhecimento podem auxiliar no processo de
             avaliação. Ensine gramática com material impresso, cartões de figuras,
             jogos e figuras;




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