Page 91 - Diretrizes Curriculares Educação Inclusiva - Volume I
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Nesse contexto, cabe salientar que crianças/adolescentes com Síndrome
de Down, apresentam habilidades receptivas mais desenvolvidas que as
habilidades de expressão, ou seja, entendem mais do que conseguem ex-
pressar.
Significativas dificuldades de crianças com Síndrome de Down estão mais
relacionadas ao seu nível de desenvolvimento do que de uma caracte-
rística específica da síndrome. Os profissionais escolares precisam estar
atentos ao comportamento da criança de modo que esta também obedeça
às regras da escola. É preciso saber comparar comportamento imaturo de
mau comportamento.
Cabe acrescentar que a estimulação precoce, o enriquecimento do
ambiente e o apoio e incentivo das pessoas são fundamentais para o
desenvolvimento da criança com Síndrome de Down. Os educandos com
síndrome têm total condição de aprender.
Diante de todas as observações mencionadas cabe ao professor compre-
ender a importância de rever algumas de suas práticas, de modo a favo-
recer o processo de desenvolvimento social e cognitivo destas crianças,
entretanto, essas crianças devem ser tratadas com naturalidade, respeito,
atenção e regras como qualquer outra criança.
Possibilidades:
• Respeite o ritmo do estudante sem maiores imposições;
• Não o trate de forma infantilizada;
• Estimule-o a praticar esportes, como a natação, para auxiliá-lo em sua
condição motora;
• Em atividades que estimulem a fala, peça que o educando conte histórias
ou aborde aspectos interessantes de sua vida familiar;
• Utilize fotos de familiares para estimular a fala e a memória visual;
• Após os demais estudantes responderem sobre uma questão, repita a
resposta em voz alta, seja de outra forma ou com as mesmas palavras, no
intuito de garantir a compreensão do educando;
• Sempre que possível utilize atividades e materiais multissensoriais para
contribuir com sua prática;
• O estudante com Síndrome de Down tem maior facilidade de aprender
um vocabulário novo do que as regras gramaticais, atividades direciona-
das para compreensão do conhecimento podem auxiliar no processo de
avaliação. Ensine gramática com material impresso, cartões de figuras,
jogos e figuras;
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